PARATLETAS TAUBATEANOS CONQUISTAM 7 MEDALHAS E DOIS RECORDES MUNDIAIS NA ALEMANHA

Principal destaque foi o Multicampeão André Rocha, que quebrou Recordes Mundiais no Arremesso de Peso e no Lançamento do Disco, e vai disputar o Campeonato Mundial de Londres, em julho

O saldo da participação da equipe de Paratletismo de Taubaté (SP) no Berlin Open Parathletics Grand Prix, disputado no último fim de semana na capital da Alemanha, foi excelente. Pela primeira vez na história, a cidade enviou uma delegação para a disputa de um meeting fora do Brasil. Dos três atletas que compuseram o time, apenas o multicampeão e multirecordista André Rocha já havia competido internacionalmente. Junto dele, Júlio César Leite e Kaian Silva embarcaram para o Velho Continente com a expectativa de disputar um GP de alto nível. O resultado foi muito bom, com saldo de 7 medalhas conquistadas em 7 provas disputadas – foram 5 ouros, uma prata e um bronze.

O grande destaque da campanha ficou mais uma vez com o arremessador André Rocha. O paratleta de 40 anos disputou pela terceira vez o Grand Prix de Berlim, e foi um dos destaques de todo o meerting. No sábado, 17, André disputou a prova do Arremesso de Peso (classe F52), e não decepcionou. Venceu com 11,60m e cravou com isso o novo Recorde Mundial da prova em sua classe. Vale destacar que o recorde anterior já era do próprio André, conquistado no início do mês em São Paulo, na etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa.

Embalado com a conquista no Arremesso de Peso, André chegou à pista do estádio Friedrich Ludwig Jahn Sports Park, em Berlim, no domingo com foco total na sua segunda prova, o Lançamento do Disco. Trazendo na bagagem também o atual Recorde Mundial desta prova, conquistado por ele em São Paulo no início de junho, onde fez 23,09m, a meta era melhorar essa marca e reforçar sua posição de favorito.

A meta proposta foi alcançada, e com sobra. André esteve muito bem e em sua melhor tentativa lançou o disco de 1kg à distância de 23,24m. Vitória na prova, e novamente Recorde Mundial quebrado.

“Mais uma vez me sinto abençoado por tudo ter dado certo. Vinha treinando muito forte visando esse GP de Berlim, e principalmente no Disco, prova em que estou classificado para o Mundial, queria uma marca expressiva. E consegui. Estou feliz demais com esse ouro e mais esse recorde quebrado, só que eu quero mais. Minha cabeça já está em Londres, não vejo a hora de embarcar para lá e entrar naquele Estádio Olímpico. Tenho confiança de que chegarei ao Mundial ‘voando’, é a hora de trazer esse ouro para o Brasil e para a minha cidade. Por duas vezes passei perto de estar numa Olimpíada e no Mundial (em referência à Rio 2016 e ao Mundial de Doha, em 2015) quis o destino que não fosse a minha hora. Agora ninguém vai me tirar essa chance, quero o título mundial.”, comentou André, por telefone, direto de Berlim.

André Rocha volta ao Brasil hoje, junto com seus colegas de equipe e o treinador Guto Nascimento. O embarque dele para a Inglaterra será no próximo dia 09 de julho, junto com a delegação brasileira que disputará o Campeonato Mundial, em Londres. A competição acontece de 13 a 24 de julho, no estádio Olímpico da capital britânica.

Veja matéria da TV Vanguarda dia 20/06/17

JÚLIO CÉSAR VOLTA COM TRÊS MEDALHAS DE BERLIM
Apesar de ser um dos mais experientes atletas do time do Programa Esporte Para Todos, de Taubaté, Júlio César Leite (classe F56) nunca havia disputado uma competição fora do Brasil, e encarou essa experiência com muita garra. Em Berlim, o paratleta encarou três provas: Arremesso de Peso, Lançamento de Disco e Lançamento de Dardo. E subiu ao pódio nas três, trazendo uma medalha de cada cor.

No sábado, 17, ele disputou o Arremesso de Peso, e apesar do nervosismo da estreia conquistou a medalha de prata com a marca de 7,77m. Já no domingo, 18, ele encarou jornada dupla. Primeiro, no Lançamento do Disco encarou adversários europeus muito fortes, e conquistou a medalha de bronze, com 21,95m.

Já feliz com duas medalhas garantidas, mas sonhando com um ouro, ele partiu para o Lançamento do Dardo poucas horas depois. Mas o cansaço não foi impedimento para que ele fizesse uma ótima prova, nesta que é uma das suas modalidades mais fortes, e superasse seus adversários, conquistando o ouro com a marca de 23,11m. O segundo colocado foi o tcheco Jaroslav Klimes, que obteve como melhor marca 15,69m. O bronze ficou com Roman Telicka, também da República Tcheca, que fez 14,40m.

JOVEM KAIAN SILVA GARANTIU DOIS OUROS
Também em sua primeira competição internacional fora do Brasil, o taubateano Kaian Silva (classe T38/F38) teve de superar o nervosismo da estreia e de estar muito longe de casa para conquistar duas medalhas de ouro. Suas duas provas foram no sábado, 17. Primeiro ele encarou os 100m rasos, onde fez o tempo de 13.40s. Kaian, que pertence à classe T38, correu em uma bateria com atletas de outras classes, por isso terminou a prova como segundo. No entanto, em sua classe, fez o melhor tempo, conquistando a medalha de ouro.

Pouco tempo depois, ele disputou a prova do Salto em Distância, onde também foi soberano na classe F38, e levou o ouro com a marca de 5,06m.

TREINADOR FAZ AVALIAÇÃO POSITIVA DA COMPETIÇÃO
Para o treinador Guto Nascimento, que acompanhou os atletas na Alemanha, a experiência de levar uma equipe a este que é um dos mais respeitados e tradicionais meetings internacionais do paratletismo, foi muito bem sucedida. “Embarcamos de volta para Brasil com a mala repleta de boas histórias e muitas medalhas. Representamos de maneira digna nossa cidade e o Brasil em Berlim. Foram 5 ouros 1 prata e 1 bronze. 7 medalhas em 7 provas disputadas. Além de 2 recordes mundiais. O saldo é muito bom e mostra que esses atletas se dedicam de corpo e alma ao que fazem. Estou muito orgulhoso deles, e esperamos continuar podendo contar com o apoio de patrocinadores para novas disputas em meetings fora do Brasil”, frisou o treinador, que ainda completou: “Agradeço muito pela torcida de todos os amigos e familiares, além do apoio da Prefeitura de Taubaté e de alguns empresários que tornaram este resultado possível”.

CRÉDITOS DAS FOTOS:  Guto Nascimento/TimeEPT e  BSB/Ralf Kuckuck

fonte: Ronaldo Casarin – Assessor de Imprensa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s