Pelé completa 77 anos de vida

PELÉ COMEMORA GOL

O tradicional soco no ar em comemoração a mais um gol – Assessoria CBF

Eu nasci nos anos 50, portanto, quando passei a gostar de futebol, com meus 9, 10 anos, só ouvia falava em um atleta profissional, Pelé, e uma equipe de futebol que encantava o mundo conquistando tudo que disputava. Assim, como muitos da minha geração, passei a torcer pelo Santos FC e admirar aquele que brilhava nos gramado com a camisa 10. Até os adversários o admiravam, como eu não iria admira-lo. Por isso, hoje, data em que Edson Arantes do Nascimento completa 77 anos de idade, resolvi deixar aqui alguns registros.

Nascido na cidade mineira de Três Corações em 23 de outubro de 1940, Pelé completa 77 anos de vida.

Pelé, considerado mundialmente o maior atleta profissional de futebol, teve seu primeiro nome, escolhido pelo seu pai em homenagem ao inventor norte americano, Thomas Alva Edison.

Filho de João Ramos do Nascimento, também conhecido como Dondinho, e Celeste  Desde pequeno, nas brincadeiras com os amigos, ele se prontificava a ser o camisa 1. A cada defesa que fazia, gritava: “Bilé!!!” ou “Segura Bilé!!!”, em referência ao goleiro titular do Vasco de São Lourenço-MG, time que seu pai defendia antes de ser contratado pelo Bauru Atlético Clube.

“Nós não entendíamos nada quando ele defendia uma bola e falava isso. Ninguém sabia quem era esse goleiro. Então, com essa de Bilé para cá e para lá, começamos a chamá-lo de Pelé. Ele não gostou, e foi aí que o apelido pegou mesmo” – é o que conta Raul Marçal da Silva, melhor amigo na infância do Rei do Futebol.

Antes de ser chamado de Pelé, Edson, teve outro apelido. Seus pais o chamavam de Dico.

VOCÊ SABIA QUE:

Com 16 anos incompleto, Pelé passou a jogar no Santos FC. No ano seguinte, já chamava a atenção por se tornar  o mais jovem artilheiro do Campeonato Paulista.

Após chegar no Santos FC, não demorou mais que dez meses, ainda com 17 anos, Pelé já estava debutando no cenário internacional, deu show na sua primeira Copa do Mundo na Suécia. Na ocasião, marcou seis vezes em quatro partidas.

58 trivela.uol.com.br

foto: trivela.uol.com.br

Durante toda a sua carreira como atleta profissional, Pelé passou a acumular números surpreendentes. Participou de 1.376 jogos, sendo 1.116 defendendo o Santos FC.

Assinalou 1281 gols. O inesquecível milésimo gol, foi  assinalado em 1964, no Estádio do Maracanã – RJ, em partida contra o Vasco da Gama-RJ, na vitória santista pelo placar de 2X1.

Selo 100 gols

No próximo dia 19, completará 48 anos que Pelé marcou seu milésimo gol – foto: divulgação.

Pelé ganhou 45 títulos defendendo o Santos, o que equivale a 50% dos campeonatos vencidos pelo Peixe ao longo de sua história.

Um feito histórico aconteceu em 02/08/1959 em partida realizada na Rua Javari. Pelé distribuiu quatro chapéus nos marcadores em lance histórico que terminou em gol espetacular, após “chapelar” também o goleiro Mão de Onça. Não há registro desse histórico lance, mas além de filme, existem várias ilustrações. Trazemos uma delas de autoria de Marco Sousa.

Na javari

Em 1961, no Maracanã, e partida disputada contra o Fluminense, Pelé recebeu uma bola de Dalmo, partiu em contra ataque e passando por 6 marcadores assinalou um belo gol originou a expressão “Gol de Placa”.

Que em 1969, Pelé parou uma guerra civil. Um acordo entre as cidades rivais selou a paz na Nigéria apenas por tempo suficiente para o Santos de Pelé vencer o amistoso e ser aplaudido. Assim que o Rei levantou voo com seus companheiros, os súditos voltaram a conflito.

1969-Parou-a-guerra-1024x747

Acervo: Gazeta Press

Já aos 29, fez quatro gols em seis jogos da Copa do México. Marcou um gol de cabeça espetacular, inventou jogadas de futebol que assombraram o mundo. Essa foi a ultima Copa que o Rei disputou, 1 970, no México.

Pelé não fez uma, mas quatro despedidas do futebol: duas pela Seleção brasileira, uma pelo New York Cosmos (time norte-americano) e uma pelo Santos. Curiosamente, o último jogo foi entre New York Cosmos e Santos FC, oportunidade que Pelé jogou um tempo em cada time.

Kosmo

Acervo: divulgação.

Pelé foi Ministro dos Esportes no final dos anos 90? É dele a criação da chamada Lei Pelé, que transforma clubes de futebol em empresas.

Em 1999, Pelé foi eleito o Futebolista do Século pela International Federation of Football History and Statistics. No mesmo ano, recebeu o título de Atleta do Século pelo Comité Olímpico Internacional.

Você sabia que Pelé atuou como goleiro em quatro jogos, um deles substituindo o goleiro Gilmar numa partida do Santos contra o Grêmio em 1 961?

Pelé-goleiro1

Memória: O dia que Pelé “virou” goleiro do Santos – torcedores.uol.com.br

Pelé já atuou em Hollywood. Foi num filme chamado Fuga para a Vitória (1981), que tinha no elenco principal ninguém menos que Sylvester Stallone.

No vestiário da Vila Belmiro, o armário número seis, usado por Pelé nos tempos em que jogava no Santos FC, continua fechado até hoje. Comenta-se que lá estão guardados dois pares de chuteiras, dois de tênis, um chapéu e um colete que pertencia ao Rei do Futebol e possivelmente algo de muito valor.

Pelé serviu seis meses ao exercito em 1959 no 6º grupo de artilharia de costa motorizado em Praia Grande – SP.

img020

foto: divulgação

Pelé realizou o exame supletivo em Taubaté que lhe permitiu ingressar na Faculdade de Educação Física de Santos, em 70 onde se formando em 74.

img021

foto: divulgação

E. C. Taubaté vence o Santos FC

Em 1958, Pelé , “o terror na área”, se tornava o maior artilheiro da história do Campeonato paulista ao marcar 58 gols. Mas viu o E. C. Taubaté interromper uma série de vitórias e goleadas. Em 1958, todos sabiam que o Santos FC, era o favorito do Paulistão. Com um valente volante chamado Zito, que surgiu profissionalmente no E. C. Taubaté, um fortíssimo ataque formado por Dorval, Jair, Pagão, Pelé e Pepe, a famosa linha PPP, não tinha adversário que resistisse. Logo na estréia, massacrou o Jabaquara pelo placar de 7X3. Nos 18 compromissos seguintes sofreu apenas uma derrota para o Noroeste em Baurú, 1X0. Bateu todos os adversários  São Paulo, Portuguesa Desportos, Palmeiras, Corinthians, além de uma série de goleadas como  6×0 , XV de Piracicaba, 4X0 Ponte Preta, 5X2 XV de Jaú e 10X0 diante do Nacional com 4 gols de Pelé. No ultimo jogo do primeiro turno, o Santos não perdoou o Guarani com uma sonora goleada, 8X1.

No inicio do returno, o Santos mostrava que continuava com o mesmo poder de fogo. De inicio castigou o Ipiranga por 8X1, Pelé marcou  5 gols. O compromisso seguinte, a tabela apontava o E. C. Taubaté e pelo andar da carruagem, outro massacre. Engano total. Contra o E. C. Taubaté, o Santos sofreu sua segunda derrota no campeonato 3X2. Para muitos foi um acidente de percurso, pois nas partidas seguintes, o “Peixe” voltou a vencer e por goleadas como em cima do Noroeste 3X0, Portuguesa Santista 6X1, Jabaquara 6X2,  XV de Piracicaba 5X0, Botafogo 4X0, Comercial 6X1. O fato é que o Santos parou diante do E. C. Taubaté, mas não perdoou os demais adversários.

Apesar de ter sofrido derrotado pelo Santos, no primeiro turno pelo placar de 3X0, jogando na Vila Belmiro, o Taubaté surpreendeu o timaço de Pelé  vencendo por 3X2.

Veja a ficha técnica dessa vitória taubateana

04/10/1958 – Campeonato Paulista

E. C. TAUBATÉ 3 x 2 SANTOS FC
local: Estadio “Praça Monsenhor da Silva Barros”, em
Taubaté.

E. C. Taubaté: Rossi, Orlando Maia e Zé Carlos; Ivan, Celso e Ananias; Tek, Zé Américo, Gato, Mario e Evaldo.

Santos FC: Manga, Getúlio e Feijó; Ramiro, Zito e Urubatão; Helio, Jair, Alvaro, Pelé e Pepe.

Gols: 1º tempo: Zé Américo (27′), Tek (30′) – 2º tempo: Zé Américo (5′), Helio (penalti, 14′) e Helio (38′).

Arbitro: Juan Brozzi.
Renda: Cr$ 311.700,00

Nota: Esse é o jogo que o saudoso craque Zé Américo, contava que o treinador Aimoré Moreira deu a camisa de nº 7 para ele, e mandou que marcar o Pelé. Zé não só se saiu muito bem como marcou 2 gols.

Para ilustrar trazemos uma foto da equipe Santista de Pelé, no campo da Praça Monsenhor Silva Barros em 1961.

Santos FC com Pelé no Campo do Bosque cópia

Um comentário sobre “Pelé completa 77 anos de vida

  1. Pingback: Pelé completa 77 anos de vida — Moa Taubaté | joaomarques67

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s