Paratletismo de Taubaté conquista 17 medalhas e dois Recordes no Campeonato Brasileiro

Evento reuniu os melhores paratletas do Brasil em três dias de disputas no CT Paralímpico, em São Paulo. Equipe taubateana teve destaques em provas de pista e campo

Alessandro da Silva 1

Alessandro da Silva (classe F11, para deficientes visuais), conquistou o Ouro com a marca de 13,54m, estabelecendo assim o novo Recorde das Américas

A equipe de paratletismo do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), foi destaque nas disputas do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Paratletismo, realizado no último fim de semana, de 28 a 30 de setembro, no CT Paralímpico em São Paulo.

Competindo ao lado dos maiores nomes do paratletismo nacional, a equipe taubateana desembarcou na capital paulista com uma delegação de 13 paratletas, e encerrou a competição com um saldo muito positivo.

Ao todo foram 17 medalhas – 9 Ouros, 3 Pratas e 5 Bronzes. Em 7 provas, nossos paratletas obtiveram suas melhores marcas pessoais da carreira. E ainda foram conquistados um Recorde das Américas e um Recorde Brasileiro.

Lançadores conquistam Ouros e batem Recordes
As provas de arremessos e lançamentos trouxeram dois importantes resultados para a equipe do Programa Esporte Para Todos. No masculino, Alessandro da Silva (classe F11, para deficientes visuais), teve ótimo resultado no Arremesso de Peso, onde conquistou o Ouro com a marca de 13,54m, estabelecendo assim o novo Recorde das Américas, e assumindo a liderança do Ranking Mundial da prova nesta classe.

“Foi um ano de muito trabalho, treinos intensos em Taubaté, somados aos compromissos com a Seleção Brasileira. Me sinto feliz por responder nas provas ao que viemos treinando ao longo do ano. Só tenho a agradecer ao meu treinador Guto Nascimento, à equipe Esporte Para Todos/Luasa Sports e ao apoio da Prefeitura de Taubaté e todos os meus patrocinadores e apoiadores”, comentou o paratleta.

Alessandro também conquistou a medalha de Ouro no Lançamento do Disco, onde venceu com a ótima marca de 44,66m. O taubateano é o atual Campeão Mundial e atual Campeão Paralímpico da prova, e um dos favoritos ao Ouro no próximo Campeonato Mundial de Paratletismo, que acontece em Doha, Qatar, em 2019.

No Lançamento de Disco feminino, Julyana Cristina foi a Campeã na classe F57, e com a marca de 26,13m estabeleceu também o novo Recorde Brasileiro da prova.

Julyana também subiu ao pódio no Arremesso de Peso da classe F57. Ela foi medalha de Prata com a marca de 9,01m.

No Lançamento de Dardo masculino, na classe F56, Júlio César Leite foi medalha de Bronze, com a marca de 25,71m.

Rogerio Lima - credito Daniel Zappe

Rogério Lima – foto: Daniel Zappe

Na pista, taubateanos conquistam medalhas e melhoram suas marcas pessoais
O grande destaque da equipe de Taubaté nas provas de pista ficou para o velocista Rogério Lima (classe T53), que disputou as provas de 100, 200, 400 e 800m, e além de ter subido ao pódio em todas (3 Ouros e um Bronze), fez suas melhores marcas da vida nas quatro distâncias.

Nos 100m, ele foi Campeão com a marca de 16.47s, sua melhor marca da carreira. Nos 200m, o título também veio com um ótimo tempo, o melhor de sua carreira, com 29.42s. Nos 400m, Rogério foi Campeão com o tempo de 55.54s. E nos 800m, Rogério foi medalha de Bronze, com o tempo de 1min46s83 que também é a melhor marca de sua carreira até aqui.

Também entre os velocistas, na classe T38, Aislan da Silva subiu ao pódio pela primeira vez em uma competição nacional do Comitê Paralímpico Brasileiro, e conquistou a medalha de Bronze nos 200m. Ele cravou o tempo de 25.10s, a melhor marca de sua carreira.

Nos 100m para a classe T32 (para paratletas com paralisia cerebral), Danilo Zâina foi 3º colocado, conquistando assim sua primeira medalha em uma competição de nível nacional.

Também na pista, na prova dos 800m para a classe T20, o jovem Geovane Melo foi medalha de Bronze, com 2min02s97, sua melhor marca da vida nesta distância.

Saltadores sobem ao pódio
Os saltadores Kian Silva e Michel Gustavo também conquistaram pódios no Campeonato Brasileiro. No Salto em Distância, Michel Gustavo (classe T47), foi medalha de Prata com a marca de 6,42m. Ele também conquistou a Prata no Salto Triplo, onde alcançou a distância de 13,29m.

Kaian Silva disputou o Salto em Distância na classe T38, e foi medalha de Bronze, com a marca de 5,19m.

Rafael Mateus

Rafael Matheus Campeão Brasileiro da classe F31.

Recordista Mundial do Club, Rafael Mateus conquista título e mira 2019
Com a marca de 28,20m, o paratleta taubateano Rafael Mateus venceu com tranquilidade a prova do Lançamento do Club, e sagrou-se assim Campeão Brasileiro da classe F31.

Atual Recordista Mundial da prova, com a marca de 30,72m, obtida em agosto deste ano da 2ª Etapa do Circuito Nacional Loterias Caixa de Paratletismo, confirmou seu bom momento.

“Esse ano eu consegui evoluir muito, física e tecnicamente, e conseguir bater o Recorde Mundial foi um sonho realizado. Mas não vou parar por aqui. Sei que posso chegar aos Jogos ParaPan Americanos de Lima em 2019 e brigar pelo ouro. Agradeço à equipe Esporte Para Todos/Luasa Sports pelo apoio, e ao meu treinador Diego Cascardo por tudo que ele faz por mim. E obrigado pelo apoio e torcida de todos”, comentou Rafael após a prova.

Outros resultados dos taubateanos na competição
Aline Abacherli (F55) – Arremesso de Peso: 5ª colocação com 5,37m
Júlio César Leite (F56) – Arremesso de Peso: 5ª colocação com  8,26m
Júlio César Leite (F56) – Lançamento de Disco: 6ª colocação com 23,78m
Jaqueline Gonçalves (T37) – Arremesso de Peso:  4ª colocação com 8,19m
Aislan da Silva (T38) – 100m: 4ª colocação com 12.51s
Kaian Augusto (T38) – 100m: 6º colocação com 14.84s
Márcio Dellafina (F44) – Arremesso de Peso: 4ª colocação com 6,24m

Comissão Técnica
Guto Nascimento (Técnico)
Leandro Mendes (Técnico)
Marcelo Costa (Técnico)
Marina Thomasi (Auxiliar Técnico)
Diego Cascardo (Auxiliar Técnico)
Lenina Matioli (Médica)
Maicon Douglas (Fisioterapeuta)

                        Aislan Silva e Rogério Lima               Julyana Cristina

O Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Paratletismo foi realizado nos dias 28, 29 e 30 de setembro de 2018, no  Centro de Treinamento Paralímpico – Rod. dos Imigrantes, s/n – Vila Guarani, São Paulo – SP. sendo a última grande competição do ano na modalidade organizada pelo CPB – Comitê Paralímpico Brasileiro.

Os resultados da competição já serão usados como base para a preparação dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019.

Fonte: Assessoria de imprensa do Programa Esporte Para Todos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s