Há cem anos, o E. C. Taubaté conquistava seu primeiro título

1919 SPORT CLUB TAUBATÉ CAMPEÃO DO INTERIOR

EQUIPE DO E.C. TAUBATÉ DE 1919 XX

Como não ser apaixonado por um time de futebol como o Esporte Clube Taubaté.

Já em 1919, ainda criança, com apenas cinco anos incompletos , conquistava seu primeiro titulo, em uma época que o futebol em nosso país, era a chamada coqueluche e lá já despontava o Taubaté.

Seu primeiro título, foi conquistado por verdadeiros heróis que, de uma forma ou outra, visualizava e acreditaram na longa vida dessa criança que começava a caminhar.

Em função de vários outros heróis que deram sequência no amadurecimento dessa criança é que chegamos aos dias de hoje, para comemorar o Centenário do primeiro título do Esporte Clube Taubaté.

Campeão do Interior Paulista, aliás, o primeiro campeão do Interior Paulista em 1919.

Como eu sou um felizardo de estar aqui nessa data, vou descrever alguns detalhes desse primeiro e importante título do Esporte Clube Taubaté.

Em 1919, a APEA – Associação Paulista de Esportes Atléticos (antiga APSA), instituiu o primeiro campeonato do Interior do Estado de São Paulo, realizado no período de 23 de março a 13 de abril de 1919, contando  com as participações de 13 clubes, divididos em 4 zonas.

Os participantes

SC Taubaté, AE Guaratinguetá, AA Caçapavense, S C XV de Novembro de Piracicaba, SC Sorocabano, SC Savóia  de Sorocaba, Rio Claro FC, CA Piraçununguense, Corinthians FC de Jundiahy, Paulista FC de Jundiahy, White Team de Campinas, Commercial FC de Ribeirão Preto e Brasil FC de Santos

Taubaté Campeão da Zona Norte, também conhecida como Central do Brasil

A zona do Vale do Paraíba era conhecida na regionalização do futebol, como Zona Norte ou Central do Brasil. A Esportiva de Guaratinguetá desistiu da disputa, ficando então S C Taubaté e AA Caçapavense, para a disputa do titulo da Zona Norte, em dois jogos. No primeiro, realizado em Caçapava, houve empate 2 x 2. O segundo, realizado em Taubaté no dia 23.03, o Taubaté venceu pelo placar de 9X0, ganhando a condição de se juntar aos outros quatro campeões de outras zonas para a disputa da fase seguinte.

Nessa data, em comemoração a conquista da vaga da Zona Norte, às 20 horas, realizou-se no Hotel Lino na cidade de Taubaté, um banquete para 50 talheres oferecido aos jogadores do primeiro team do Sport Club Taubaté e membros da diretoria, pela conquista da  vaga da Zona Norte, dentro do campeonato do Interior da A P S A. É o registro encontrado no jornal O Norte de 26.03.1919.

O primeiro campeonato do interior,  o estado de São Paulo foi dividido em quatro  zonas, Central do Brasil, Paulista, Mogyana e Sorocabana, representando as estações de cada linha férrea e mais um representante de Santos.

A primeira fase, disputada nas próprias zonas,  a final disputada na Capital Paulista.

Os Classificados
S. C. Taubaté – Campeão da Zona Norte
Commercial F.C. – Campeão da Zona Mogiana
Brasil F.C. Campeão da Liga Santista.
SC Savóia Votorantim – Campeã da Zona Sorocabana
Paulista F.C. – Campeão da Zona Paulista

(*) Commercial com dois “m” era a grafia.

Fase Seguinte

O  S C Taubaté, conquistou  a classificação para a final em 06.04, após vencer o Brasil FC  da cidade de Santos pelo placar de 3 X 1.

Já o Commercial FC, venceu o S C Savóia  por 2 X 0 em 12.04,  véspera da partida final, ele que não havia participado da primeira rodada por ter ficado no chamado  “ chapéu “

A decisão final apontou o confronto entre o SC Taubaté e Commercial FC, confira:

S C TAUBATÉ 3 X 1 COMMERCIAL F C
13.04.1919 – 15h30m – Campo Floresta – sede  da AA Palmeiras – em São Paulo

SC Taubaté:  Paulinho, Ismael e Luiz Simi; Ernesto, Santinho, Porfírio e Evandalo; Sansoni, Altino (o Tatú), Jajá e Aristides.

Gols: 1º. tempo: Sansoni (T) 1 X O
2º. tempo: Quinin (C) 1 X1 – Evandalo (T) 2 X 1 e Altino (T) 3 X 1
Árbitro: Odilson Penteado.

ALGUNS REGISTROS

A viagem
Para esse importante jogo final, a delegação do S C Taubaté, seguiu de trem para a capital paulista, no sábado pela manhã dia 12.04, chefiada pelo Diretor de Futebol João Rachou. Na época, o diretor de futebol era uma especie de  treinador da equipe. A delegação se hospedou no Hotel d’Oeste em São Paulo.

Homenagens no regresso
No dia 14.04, segunda-feira, já com a Taça de Campeão na bagagem, ao retornar ao Vale do Paraíba, a delegação taubateana recebeu várias homenagens.
A primeira, na Estação da Estrada de Ferro Central do Brasil, em Jacareí,  quando foi recebida pela Corporação Musical Cel. Carlos Porto,  além de mais de mil pessoas presentes.
Em Caçapava, também houve homenagem com a presença da Corporação João do Carmo da cidade de Taubaté, acompanhada de um grande número de torcedores que aguardavam a passagem do noturno da segunda, trazendo os primeiros Campeões do Interior.
Na cidade de Taubaté, com a presença da Banda da C.T.I Companhia Taubaté Industrial e grande número de torcedores, foi prestada a mais bela e significativa das homenagens ao primeiro campeão do interior paulista.

Veja na mesma sequencia da foto, os nomes dos componentes da Diretoria e os atletas campeões.

Diretoria Executiva em 1919

 Presidente: Dr. Gastão Aldano Vaz Lobo da Câmara Leal ( primeiro prefeito da cidade de Taubaté e primeiro presidente do E. C. Taubaté)

Vice-presidente – Dr. César Costa

1 º Secretário: Cornélio Aguiar

Diretor Esportivo: Dr. João Rachou

Orador Oficial: Renato Guimarães

Tesoureiro: Antonio Valente

2 º Secretário: José M. da Cunha

Os jogadores campeões

 Evandalo,   Ernesto,   Luiz Simi   e   Paulinho   (goleiro);

 Sansoni,   Euclides   e  Ismael;

 Altino,   Porfírio, Jajá   e   Aristides

A foto abaixo trás somente 11 jogadores, mas o elenco campeão contava ainda com, Lucídio, Floriano, Waldemiro e João Moura.

time campeão interior 1919.

Foto comemorativa ao título, pertencente ao E. C. Taubaté

Neste 13 de abril de 2019, comemoramos o Centenário do 1º título de campeão, conquistado pelo Esporte Clube Taubaté,  marco inicial de outras conquistas, inclusive Tricampeão do Interior Paulista ( 1919, 1926 e 1942)

Títulos

2015 Campeão Paulista Série A3

2003 Campeão Paulista Séria A3

1985 Campeão Paulista Juniores

1979 Campeão Paulista da Divisão Intermediária

1954 Campeão Paulista da Primeira Divisão

1942 Campeão Paulista do Interior

1926 Campeão do Interior Paulista

1919 Campeão do Interior Paulista

PARABÉNS ESPORTE CLUBE TAUBATÉ !

VEJA O VÍDEO HOMENAGEM TITULO 1919 – PRODUÇÃO/BRUNO CASTILHO / EC TAUBATE

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s