HA DEZ ANOS, O E.C. TAUBATÉ DEIXAVA A BEZINHA

A lembrança em comemorar essa data não é pelo fato de sair de uma quarta divisão, mas sim pelas circunstancias, perseverança da equipe e diretoria e o total apoio da torcida do Burrão.

EQUIPE 2009 legendada

logo minclean blog

Apesar de estar relatando sobre a quarta divisão paulista, conhecida também como bezinha, lugar onde o E. C. Taubaté não deveria ter nem passado perto, mas em 2008, por um acidente de percurso o Burrão foi rebaixado. O que se comemora é que agindo com profissionalismo, dedicação, perseverança e ainda contando com bons atletas no elenco, principalmente alguns pratas da casa como Sandrinho, Fabinho e o salvador Gilsinho, além da experiencia de Alex Alves, Max, Thiago Furtuoso, o vigor de Kayan e Renato e outros, com o comprometimento, principalmente financeiro dos diretories Ary kara José, José Manoel Evaristo e Otávio Alves Correa Filho, a equipe reagiu e no ano seguinte já voltava a disputar a Série A3.

A quarta divisão é realmente fim da linha. Viagens longas, campos em condições ruins e ainda, a equipe formada por atletas com até 23 anos, podendo ter por partida, três jogadores com idade acima.

Essa passagem nessa ridícula divisão do futebol paulista, pelo menos deixou alguns momentos de muita alegria para a torcida e aqui vou relembrar dois deles.

– Na terceira fase, o E. C. Taubaté vinha de 3 empates (1 a 1 com CAL Bariri, 3 a 3 com Guaçuano, 1 a 1 com o Paulínia) e uma derrota (3 a 0 com Paulínia).

Restando apenas mais duas partidas nessa fase, o Taubaté necessitava de vencer as duas (Guaçuano e CAL Bariri) e ainda dependia de outros resultados para prosseguir na quarta fase, caso contrário, já estaria decretado mais um ano na bezinha.

E foi o jogo em Mogi Guaçu que proporcionou momentos de muita alegria a torcida taubateana que estava presente em grande numero.

Primeiro tempo, 0 a 0. Na etapa final, aos 25′, Jorginho abriu o marcador em favor do time da casa. Aos 33′ Thiago Furtuoso empatou o jogo. Nesse gol, foi possível  perceber a vontade e a garra da equipe pois, os jogadores pegaram a bola no funda da rende e já se posicionaram rapidamente para nova saída de bola, sem perda de tempo.

Com 44 minutos, as esperanças já estavam indo embora, mas não para a torcida e para o time taubateano. E foi novamente Thiago Furtuoso que em um chute de rara felicidade de fora da área, mandou a bola no canto do goleiro Alisson, isso aos 45 minutos. Delírio da torcida e dos atletas que logo viu o árbitro Marcelo Krochmalnik apitar o final do jogo. A vitória trazia esperanças para o E. C. Taubaté prosseguir na outra fase do campeonato.

Depois desse jogo veio a goleada no Joaquinzão contra o CAL Bariri 6 a 1 com gols de  Sandrinho, Fabinho duas vezes, Thiago Furtuoso e Butrago. E. C. Taubaté classificado para a quarta e ultima fase do campeonato. (veja a ficha técnica dessa partida no final do texto)

GOL DO GILSINHO

Lançe do terceiro gol do E. C. Taubaté contra o Palestra. Max (18) cruza e Gilsinho toca para o gol – Festa no Joaquinzão! – foto: Bruno Castilho/EC Taubaté.

–  Na etapa final do campeonato o E. C. Taubaté não teve bom início. Antes da ultima rodada a campanha era de uma vitória (2 a 0 – Desportivo Brasil) duas derrotas (3 a 1 e 3 a 2 contra o Red Bull)  e dois empates (Palestra 0 a 0 e Desportivo Brasil 2 a 2). Com essa campanha o Taubaté chegou à ultima rodada necessitando da vitória no Joaquinzão diante do Palestra de São Bernardo e de olho na partida que estava sendo jogada no mesmo horário no Estádio Moisés Lucarelli em Campinas entre Red Bull e Desportivo Brasil, resultado esse que interessava diretamente ao E. C. Taubaté.

Bem, queria comentar sobre essa emocionante partida com gol de Gilsinho aos 54 minutos do segundo tempo, gol esse que deu o retorno do E. C. Taubaté a Série A3. Mas acho preferível você assistir aos lances desse jogo clicando no link abaixo e saborear novamente esses momentos de alegria. as imagens que peguei carona na publicação do amigo João Carlos Gibier/TV BandVale. ficha técnica dessa partida no final do texto)

OS MELHORES LANCES DO JOGO E. C. TAUBATÉ 3 X PALESTRA 1

 

Curioso também registrar as ocorrências que o árbitro relatou na sumula desse jogo;

Confira: 

“Após a marcação do segundo gol da equipe E.C. Taubaté, foram arremessadas duas bombas, vinda das torcida mandante, em direção ao banco de reservas da equipe Palestra São Bernardo. Neste momento os atletas nr. 15 Sr. Lucas Gonçalves da Silva e nr. 17 Sr. Leandro Carvalho de Souza, bem como o preparador físico Paulo R. de Souza (CREF 040246-P/SP), revidaram arremessando sacos de água em direção à torcida do E.C. Taubaté. Foram expulsos imediatamente da partida. Após a marcação do terceiro gol da equipe E.C. Taubaté, torcedores da equipe mandante invadiram o campo de jogo para comemoração. Tais torcedores pularam um portão atrás da meta dos vestiários. Foram retirados do campo de jogo para a sequencia da partida. Essa paralisação durou cinco minutos. Após o término da partida, houve nova invasão de torcedores e dirigentes para comemoração. Foram também expulsos os, o Sr. Edson Otavio Galvão R.G. 22.307.542-5 (gandula), por arremessar bola no campo de jogo e sair pulando comemorando a marcação do gol da equipe E.c. Taubaté e o Sr. Anderson Antonio da Silva Montoni, R.G. 29.252.424-9 (maqueiro), por empurrar o Sr. Sandro R. F. Pires, treinador da equipe Palestra São Bernardo, durante os incidentes após a marcação do segundo gol da equipe E.C. Taubaté. O borderô da partida não nos foi entregue”.

Partida recheada de cartões. Amarelos, em número  de 5  e vermelhos que foram 4.

Esses jogos fazem parte da história do E. C. Taubaté!

5ª Rodada – 3ª fase

Data: 20.09.2009 – em Mogi Guaçu – SP

CA Guaçuano 1×2 EC Taubaté

Local: Alexandre Augusto Camacho – Camachão

Público: 1 791 torcedores – Renda: R$8 040,00

CA Guaçuano: Alison; Thiago Granja, Maurão, Elton e Thiago Cambuim; Roberto Fonseca, Guilherme, Bruno Camargo e Léo Silva (Jeferson) (Mateus), Vinicius e Jorginho (Thiago Alves) –Técnico: Edson de Carvalho

EC Taubaté: Diego; Alex, Leonardo, Wesley e Elton (Butrago); Kayann, Almir (Lutti), Celinho (Thiago Furtuoso) e Sandrinho; Gilsinho e Fabinho – Técnico: Vilson Tadei

Árbitro: Marcelo Krochmalnik

Árbitros Auxiliares: Luiz Quirino da Costa e Alex Alexandrino

Cartões Amarelos: Roberto Fonseca (G), Thiago Cambuim (G), Jorginho (G), Thiago Alves (G); Leonardo (T), Kayann (T), Elton (T), Lutti (T)

Cartões Vermelhos: Roberto Fonseca (G), Guilherme (G)

Gols: 1º Tempo – Jorginho (G) aos 25’; 2º Tempo – Thiago Furtuoso (T) aos 33’ e aos 45’

Obs: Estreia do técnico Vilson Tadei no comando do EC Taubaté

 

6ª Rodada -4ª fase

Data: 08.11.2009 – em Taubaté – SP

EC Taubaté 3×1 Palestra de SB

Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão

Público: 1 430 torcedores – Renda: R$5 679,00

EC Taubaté: Diego; Leonardo, Alex Alves e Wesley (Max); Amaral, Kayann, Renato, Sandrinho (Celinho) e Bruninho (Elton); Gilsinho e Thiago Furtuoso – Técnico: Paulo César

Palestra de SB: Willian; Iran, Gustavo (Aloísio), Rodrigo Pablo e Pedro (Junior); Luan, Urso, Carvalho e Edson Pio; Murilo (Kadu) e Jefferson – Técnico: Sandro Gaúcho

Árbitro: Marcelo Rogério

Árbitros Auxiliares: João Paulo Spim Redondo e Caio Mesquita de Almeida

Cartões Amarelos: Kayann (T), Celinho (T); Luan (P), Urso (P), Carvalho (P)

Cartões Vermelhos: Kayann (T); Iran (P); Lucas (P) – expulso no banco- , Leandro Pinguim (P) – expulso no banco

Gols: 1º Tempo – Edson Pio (P) aos 33’; 2º Tempo – Gilsinho (T) aos 5’, Thiago Furtuoso (T) aos 42’ e Gilsinho (T) aos 54’

Obs: Com o resultado, o EC Taubaté garantiu o acesso para a Série A3

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s