Retrospectiva 2019:O esporte de Taubaté foi espetacular!

O esporte taubateano foi destaque neste ano de 2019. Foram inúmeras importantes conquistas  como demonstramos nesses últimos dias no especia RETROSPECTIVA 2019, publicadas nesse blog, entre os dias 24 e 29 de dezembro.

Abordamos Paratletismos, Handebol, Futsal,  Rugby, Futebol Feminino e Categoria de Base do EC Taubaté, Voleibol todas as modalidades com apoio direto da Prefeitura Municipal de Taubaté através dos projetos desenvolvidos pela Secretária de Esportes e Laser.

bASE

A equipe de base participou da competição internacional Sul – Americano Escolar no Paraguay, sendo a primeira participação da EAFI.

São vários projetos em pleno andamento com resultados até surpreendentes. De inicio  a Escola de Atletas e Formação Integral (EAFI), que atende cerca de 300 crianças. O programa Esporte e Juventude,  programa este que oferece atividades educativas, culturais, artísticas, recreativas e esportivas para jovens entre 7 e 14 anos, durante 4 horas diárias.

eSPORTE E JUVENTUDE uNIDADE DO sESI

O programa esportivo-social Comum-Unidade em Ação conta com 11 projetos, englobando modalidades de dança, ginástica, natação, caminhada/corrida, esportes com bola, entre outros. Atende cerca de 9.000 munícipes e conta com aproximadamente 30 profissionais da área de educação física e ainda o Programa Esporte Para Todos que tem trazido importantes conquistas dos paratletas.

Esses programas tem interatividade com os esportes de alto rendimento da cidade, como o Handebol, o Vôlei, o Futsal, o Rugby, o futebol feminino, o paratletismo, projeto Tênis Taubaté, Movimenta Comunidade que está em sua 4ª edição e outros que contam com o apoio do município.

Fechando nossas publicações de Retrospectivas de 2019 no cenário esportivo, ouvimos o Secretário de Esportes e Laser- Marcelo Gonçalves Mora que não só fez referencia ao brilhante ano de conquista em 2019 como também falou do planejamento para o ano de 2020.

Sobre o ano de 2019: “Ano de 2019 foi sensacional em ponto de vista dos resultados alcançados pelas nossa equipes principais, onde gente teve o vôlei realizando o sonho de ganhar a Superliga, o Hexacampeonato da Paulista e Campeão da Super Copa. O Handebol também teve um ano exitoso, ganhamos a tríplice coroa, campeão da Sul Centro que nos levou ao mundial de clube, Campeão Paulista e Campeão Nacional. Foi a primeira vez desde 2013 que conseguimos ganhar os três títulos. O Futsal também teve um bom ano fizemos a final Copa Paulista da Liga Futsal, e outros vários resultados individuais, o Alessandro Silva sendo campeão mundial paraolímpico, André Rocha medalhista no Pan-americano, assim como Cipriano e a participação de outros atletas. Renan Dal Zotto eleito melhor técnico nas modalidades coletivas, indicado pelo COB, resultados das crianças na base, vice-campeão dos jogos escolares sul americano no Handebol, vice-campeão nos jogos escolares nacionais também no Handebol, atletas da nossa base, convocados para a Seleção Paulista, com três atletas na Seleção Sub-17, técnicos envolvidos em comissões técnicas no handebol no Vôlei. Então foi realmente um ano extremamente vitorioso, As crianças com medalhas no DAIAF em várias competições estaduais. Foi um ano de muito ganho. Também tivemos ganhos em nosso projeto com a Comum-Unidade em Ação. Esse ano, tivemos duas coisas bem exitosas, a gente abriu uma frente para população, atendendo mais de mil pessoas na AD Volkswagem  na região do bairro Santa Teresa, e também criamos um projeto chamado Jogando em Rede, que a gente trouxe para o nosso radar vários projetos sociais, que caminham de forma bastante significativa com projeto realizado pela própria comunidade. A gente trouxe esse pessoal, fez eventos juntamente com o Sesc e Sesi que abriram suas portas para a gente desenvolver esses projetos. Então é um ano de bastante êxito e de bastante participação popular pra gente guardar na memoria”.

Secretário Marcelo Mora

Maryara Gabrielli Moraes Ferreira recebendo das mãos do Secretário Marcelo Mora Certifica de conclusão de mais uma ano letivo – foto: César fotografias

E 2020?  –  “A expectativa para 2020 é a melhor possível. A gente tem um projeto, uma diretriz consolidada do desporto municipal, tanto na área de alto rendimento como na área de participação. Os eventos também a gente tem trabalhado de forma efetiva, tanto é que a gente já começa o ano com a estreia na Copa São Paulo de Futebol Junior no dia 3, com o objetivo de manter os resultados ou melhorá-los. Isso é consequência de um trabalho de anos, não é só chegar e ter resultados, pelo contrário, é uma coisa que vai sendo trabalhada durante os anos. A gente está pra fechar esse ciclo do oitavo ano, fechar o segundo ciclo do Ortiz Junior nosso prefeito e grande incentivador do esporte, e permanecer com essa aliança do esporte através do EAFI (Escola de Atletas e Formação Integral), com nosso amigo Macaé que é um grande parceiro de todas as horas e nessa iniciativa impar no cenário nacional em relação a escola de atletas e formação integral que é o nosso grande orgulho  junto com as equipes de alto rendimento que nós temos tido grandes resultados, inclusive nas modalidade individuais. Também na área de participação a gente deve aumentar as frentes com mais ofertas de vagas e efetivar o projeto Jogando em Rede que já e uma realizada, aumentando o número dos envolvidos que tem sido uma grata surpresa. Queremos fechar o ciclo de quatro anos da melhor forma possível como a gente tem vindo evoluindo em todos os tempos de participação e de resultado, essa é a nossa expectativa”.

Parabéns Taubaté pelas conquistas no ano de 2019!

logo minclean blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s