Loja Museu do Burro ganha nova célula histórica

Título do Torneio Integração do Vale e camisa usada pelo zagueiro Zil, fazem parte da exposição.

TORNEIO INTEGRAÇÃO 75

foto: Acervo família Barros.

Na noite da ultima sexa-feira (07), foi inserido nos totens históricos de conquista de títulos,  alguns registros sobre o Torneio Integração do Vale.

Por iniciativa do jornalista Douglas Castilho / Quiririm News. noivo da Mariane, filha do estimado e inesquecível zagueiro Zil e do Jerffeson, torcedor e funcionário da Loja. foi inserido nas plataformas históricas existentes na Loja /Museu do Burrão, localizada no Shopping Taubaté, alguns registros resgatados sobre o Torneio Integração do Vale, incluindo uma relíquia, a camisa de numero 4 usada pelo zagueiro Zil nos anos de 1975 a 1978.

Benedito Pereira de Barros o Zil, jogou 35 partidas pelo E. C. Taubaté, nos anos entre 1975 a 1978.

Fotos resgatadas, como esta que divulgamos a seguir, pertencente ao acervo da família Barros contam um pouco da história da época que a semente do profissionalismo do futebol taubateano voltava a nascer.

Estiveram presentes a reservada homenagem prestada,  familiares do zagueiro Zil e o lateral da época dos anos 70 e 80, o lateral Banha acompanhando da Laura.

c80adcb5-f206-46b4-bda9-9dbb881c42c0

Na foto: a neta Manuela, Eliane, Kaká (marido da Eliane), a mãe Dircea, Mariane e Douglas Castilho

148df70d-c9c9-43b8-9c61-0d4f94c6ef34

Douglas Castilho segura a camisa usada por Zil, no Torneio Integração do Vale, que agora fará parte do museu do Burrão

5643c462-2f53-4071-9649-f26693f6410f

Jefferson, que ao lado de Iara Maia, foi um dos idealizadores do evento, fez a recepção dos convidados –

O lateral Banha que, ao lado de Zil foi campeão do Torneio Integração do Vale e Campeão da Divisão Intermediária em 1979, jogou 144 partidas vestindo a camisa do Burrão entre os anos de 1975 à 1981, esteve presente no evento.

e5622963-9705-4250-918d-eda5dee4fef8

Banha, campeão do Torneio Integração do Vale e da Divisão Intermediaria vestiu a camisa do E. C. Taubaté em 144 jogos.

O TORNEIO INTEGRAÇÃO DO VALE

Com o anuncio da Federação Paulista de futebol da possibilidade do retorno da lei do Acesso, Benedito Elias de S uza, o Lolito e outros amantes do futebol do Burrão, foi eleito em 07 de janeiro de 1975, na sede do clube, localizada à Rua Duque de Caxias, nº 141, centro.

Prometendo reativar o Departamento de Futebol Lolito saiu em busca apoio junto aos clubes do Vale do Paraíba, para realização de um torneio regional, que acabou recebendo o nome de 1º Torneio Integração do Vale. Aderiram ao projeto, E. C. Taubaté, AE Guaratinguetá, E. C. Hepacaré, Cruzeiro F. C., Elvira e Aparecida F. C.

A Comissão Organizadora estudava ainda estender o convite as cidades de Paraibuna e Queluz, o que ocorreu posteriormente.

Para dar inicio a formação da equipe, já visando o retorno da lei do Acesso, o E. C. Taubaté optou em aproveitar os atletas da cidade, que disputavam o campeonato amador em alto nível. Alias, a cidade tinha um arsenal de bons craques de bola que dificultava na escolha.

Assim, para avaliar os atletas selecionados, o primeiro jogo do E. C. Taubaté, após a reativação do seu Departamento de Futebol, aconteceu em 16 de fevereiro de 1975, domingo, quando foi realizado, na cidade de Guaratinguetá, uma partida amistosa entre as Seleções amadoras de Taubaté e de Guaratinguetá, vencida pelos taubateanos – 2X1, gols de Niltinho, um em cada tempo, sendo o segundo em cobrança de pênalti.

Atletas convocados para esse amistoso: Barrela, Felício, Rominho, Ismael, Franco, Luizinho, Ariel, Albertinho, Fefeu, Gilmar, Ademir Vitório, Luiz César, Marinho Cri Cri, e Niltinho – Massagista: João Santos. Depois chegaram outros que trabalhavam em industria da cidade que em comum acordo com a Diretoria acabaram sendo liberados para jogar pelo Burrão, caso de Zé Carlos, Zil, Banha, Baiano e outros.

O 1º Torneio Integração do Vale foi realizado no ano de 1975 tendo o E. C. Taubaté se sagrado Campeão invicto. Nesse mesno ano, o Burrão realizou alguns amistoso e participou da 1ª Copa Arizona de Futebol. Defenderam o E. C. Taubaté:

Barrela, Ricardo Righi , Banha, Botuca, Baiano, Zil, Rogério, Osmar, Franquinho, Lelé; Lumba, Luiz César, Ariel,  Lumba, Albertinho, Airton, Zé Carlos; Luiz Cesar, Saquinho, Pelézinho, Gilmar, Bertinho, Zé Menino, Amauri,  Toninho Taino,  Ze Carlos, Jura, Acácio, Jurandir, Chiquinho, Marinho Cri Cri,Mario e Niltinho – Técnicos: Antonio Julio Taino e Osmar. (me desculpem se me esqueci de algum nome).

fotos: Leonardo e Douglas Castilho e fotos do acervo família Barros..

 

3 comentários sobre “Loja Museu do Burro ganha nova célula histórica

  1. Parabéns meu menino. Belo trabalho. Fui amigo do Zil, tomamos muitas timbucas. Meu cunhado Baino, falava que jogar o Zil, era tranquilo. Será que o Chaide pai, e o Airton Gavazzi, não fizeram parte do time. Abraço

    Curtir

  2. O Zil, foi, dentre muita gente boa, uma das melhores pessoas que eu tive o prazer de conviver. Tinha um acervo sobre futebol que nem bibliotecas de Universidades tinham. Despediu -se de mundo “antes do esperado”, mas deixou saudades à família, aos amantes do SERENO E.C. (Saulo da Pena Elétrica) e amigos. Justa homenagem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s