IRMÃOS TAMBÉM NO FUTEBOL (I)

LOGO HISTORIA FC pronto

Vários irmãos de sangue fizeram sucesso no futebol nacional e internacional. No E. C. Taubaté várias famílias cederam seus filhos para defender a gloriosa camisa do “Alvi-Azul”

A partir de hoje, estaremos publicando essa bonita história, dentro do futebol taubateano em quatro capítulos.

O primeiro será publicado na próxima terça-feira (24). Falaremos de Jajá e Aristides, campeões pelo então S.C. Taubaté, no início da bela história desse Clube de pouco mais de 105 anos de existência.

JAJÁ

Mas antes, vamos fazer uma pequena reflexão.

Afinal, já nascemos com o talento, está no sangue ou basta ser perseverante nos treinamentos?

Já ouvimos inúmeras vezes que o talento está no sangue, é de família, que o dom se alastra dentro de uma mesma família. Irmãos acabam se tornando jogador profissional e em alguns casos jogando no mesmo time.

Vários são os casos em que irmãos optaram e com sucesso a profissão de atleta profissional de futebol. Em nosso país podemos citar alguns desses casos.

Talvez o que mais ficou em nossas lembranças foram os irmãos Sócrates e Raí.
Ambos iniciaram a carreia profissional no Botafogo de Ribeirão Preto. Sócrates, mais velho, atuou pelo Corinthians Paulista onde se tornou ídolo e grande líder por seis temporadas, chegando inclusive à Seleção Brasileira de 1982. Na Itália defendeu a Fiorentina.
Raí fez grande sucesso no São Paulo FC de Telê Santana, conquistou o Mundial Interclube em 1992 e com facilidade, chegou à Seleção Brasileira, época que estava no  futebol Frances  defendendo o Paris Saint-Germain.

Outros irmãos
Os zagueiros Luisão e Alex Silva, irmãos de sangue se destacaram no futebol.

Luisão, destaque no Juventus da capital paulista, depois do Cruzeiro, foi ídolo no Benfica, Alex Silva teve passagem brilhante pelo São Paulo FC.

O curioso é que ambos foram convocados para servir o selecionado brasileiro na mesma época. Além de ficarem no mesmo quarto durante a concentração, disputaram a mesma posição no time de Dunga, nas eliminatórias da Copa do Mundo em Santiago. (A situação  em Santiago no Chile nas eliminatórias da Copa do Mundo. O Brasil enfrenaria o Chile, como o zagueiro Juan estava suspenso, disputam a vaga Alex Silva e Luisão)

Assis e Ronaldinho Gaúcho também são exemplos que o futebol está no sangue. Assis que atuou pelo Grêmio de Porto Alegre, Vasco da Gama e Fluminense, também jogou no exterior. Atualmente é o empresário do irmão. Ronaldinho Gaúcho voou mais alto, Grêmio, Barcelona, CR Flamengo,  Atlético Mineiro.

Thiago Alcântara e Rafael Alcântara, filhos do ex-jogador Mazinho que foi inclusive tetracampeão mundial. Ambos brilham no futebol espanhol.

Irmãos Taubateanos
Assim como os exemplos citados,  o futebol de nossa cidade também foi marcado com a participação de  irmãos, como atletas profissionais, defendendo as cores do Esporte Clube Taubaté.

No “Alvi-Azul” a história teve inicio em 1916 com os irmãos José Maria Ludgero, o Jajá e Aristides Ludgero que, em tarde de domingo, derrotaram a A.A. Palmeiras pelo placar de 2X0 em pleno campo da Floresta na capital paulista, com gols de Jajá e Renato Granadeiro Guimarães.

No dia seguinte, os irmãos taubateanos foram destaques em jornal internacional, o “Il Piccolo” que no dia seguinte à grande vitória taubateana, definiu:

“La ala sinistra Del Taubaté, constituta da due Fratelli Neri, Jajá e Aristides, simplesmente fenomenale”.

Jajá e Aristides, Aldo Simi, Luiz Simi e Renato Simi, Toninho Taino e Éder Taino, Gilsinho e Gisiel, alguns irmãos craques já vestiram a camisa do E. C. Taubaté.

Mas sobre esses craques de nossa cidade vamos comentar nos próximos dias. Não deixe de acompanhar a primeira história na segunda-feira, dia 23.

Até lá

logo minclean blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s