IRMÃOS TAMBÉM NO FUTEBOL (III) FAMÍLIA SIMI – TODOS FILHOS CAMPEÕES

LOGO HISTORIA FC pronto

O E. C. Taubaté é grato à família de futebolistas Simi.

Foi ela quem proporcionou ao “Alvi Azul” possuir quatro atletas de gabarito em sua trajetória,  os irmãos: Luiz, Aldagiso conhecido como Aldo, Romeu e Renato, todos campeões pelo “Burro da Central”.

Os grandes responsáveis pela aparição desses craques foram, o sr. Ricardo Simi e sua esposa dona Alaide Gigli Simi.

Nascido em Borgo a Mozzano, na Tosacana – Itália, Ricardo Simi veio para o Brasil não como imigrante, mas como comerciante e próximo ao mercado municipal, instalou um armazém de secos e molhados. Dona Alaide continuou na Itália cuidando de dois primeiros filhos, Luigi (Luiz Simi), Aldagiso (o Aldo) e grávida da Valentina.

Posteriormente  Ricardo Simi trouxe a esposa e os dois filhos para o Brasil e aqui nasceram mais sete filhos do casal.  Valentina, Romeu, Julieta, Renato, Hermínia, Ginetta e Itália.

Dos filhos, os quatro homens acabaram vestindo a camisa do E. C. Taubaté, conquistando títulos importantes, tendo participações de relevância na gloriosa história desse time.

EQUIPE DO E.C. TAUBATÉ DE identificado cópia...

O 1º foi o Luiz

Luiz Simi vestiu a camisa do Alvi-Azul desde o inicio da história do S C Taubaté, ou seja, desde o ano de sua fundação, ou seja, 1914. Tanto é que Luiz Simi participou da primeira partida disputada pelo time taubateano realizado em 25 de dezembro de 1914, no estádio da Praça Monsenhor Silva Barros, diante da AA Palmeiras. Confira a escalação: Paulinho, Luiz Simi e Paiva; Synésio, Sérgio Areão e Hugo; Paulo Silva, Waldemiro, Renato Granadeiro (capitão), Abreu e Jacinto. Irito também participou dessa primeira partida do SC Taubaté. Luiz Simi foi bi-campeão do Interior em 1919 e 1926.

Depois de Luiz, veio Aldo Simi que além de campeão pelo E. C. Taubaté em 1926, teve uma longa carreira vestindo a camisa Alvi-Azul. Na foto abaixo, a carteira de inscrição, pelo E. C. Taubaté na Associação Paulista de Esportes Attheticos em novembro de 1931.

CARTEIRA ALDO

Romeu Simi, um dos craques da família, possuía temeroso chute. Tal a força no canhão tinha fama e temido pelos goleiros. Encontramos registros em jornais que, em dado momento, o Palmeiras mostrou interesse pelo taubateano que preferiu permanecer em Taubaté.

O mais incrível é que na equipe campeã do Interior em 1926, os três irmãos, Luiz, Aldo e Romeu, fizeram parte do time bi-campeão.

Com o casamento com a srª Jacy Ferreira Simi, Romeu anunciou o encerramento de sua carreira de atleta de futebol,  mas em 1938, retornou ao gramado e em 1940 foi campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo ao lado de seu irmão Renato.

REANATO TOMEU E LUIZ SIMI...

Renato Simi  caçula dos atletas, casado com a professora Adélia Ferri Simi, foi o craque da família. Renato escreveu na história um verdadeiro romance com o E. C. Taubaté.

Com apenas 14 anos de idade, estudante do Ginásio do Estado, foi chamado e inscrito no 1º quadro  juvenil do Esporte Clube Taubaté. Em 1927, ganhou a posição de  meia direita no quadro principal do E. C. Taubaté.

Chamado de mestre, destaque da equipe taubateana, não demorou muito para que o Ypiranga da Capital mostrasse interesse, o levando ainda garoto para sua equipe. Mas lá, não permaneceu por muito tempo, retornando ao Taubaté não mais como meia direita e sim como center-half e capitão da equipe.

TIME DE 1947 COM RENATO SIMI

Ao lado de seu irmão Romeu Simi, Renato foi Campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo em 1940 e dois anos depois Campeão do Interior.

Sem dúvida, a família SIMI é a recordista em participação nos títulos conquistados pelo Esporte Clube Taubaté.

time campeão interior 1919

 

 

Formação da equipe campeã de 1919
Evandalo, Ernesto, Luiz Simi e Paulinho (goleiro); Sansoni, Euclides e Ismael; Altino, Porfírio, Jajá e Aristides.

 

 

 

 

time campeao 1926

 

 

Formação da equipe campeã de 1926
Moreira, Luiz Simi e Aldo Simi; Julio, Tomazelli e Chester, Euclydes, Alberto, Ismael, Zenon e Romeu Simi. Reservas: Vanelli, Nestor e Zé Antonio.

 

 

 

 

Em 1940, os irmão Renato e Romeu Simi, conquistaram o título de Campeão da Liga de Futebol Norte de São Paulo defendendo as cores do E. C. Taubaté., repetindo a façanha ocorrida em 1926 com  Luiz Simi e Aldo Simi  que as faixas de campeões

O brilhante feito de dois irmãos campeões pelo E. C. Taubaté já havia ocorrido na mesma família Simi, em 1919 e 1926 com Luiz Simi e Aldo Simi recebendo a faixa de campeões.

Formação da equipe campeã de 1940
José Machado (Zezão), João Onça, Hélio7a42cd03-feaf-41a7-81d9-b33c9f49cdc1Ribeiro,Ismael Faria, João Ântico, Paulino Rosa, Ditão, Moacyr Peixoto, Renato Simi, Rogério dos Santos, Benedicto Santos (Viola), Mário de Souza, Orlando Pianosi (Zico), Sáverio Mário Ardito, Benedicto Fernandes (Tipiti), Walkirio de Campos, Romeu Simi, Orlando Piccina, Sebastião Telles, Alfredo e Macário.

 

 

TAUBATÉ - CAMPEAO PAULISTA 1942

Formação da equipe campeã de 1942
Zezão, Rogério, Ântico, Moacyr Peixoto, Aliberti, Ditão, Savério, Renato Simi, Dão, Hugo, Jurandyr, Chibica, Ismael e Teles.

 

 

Na próxima teça-feira (31), nosso bolg estará trazendo a história da família Taino.

 

logo minclean blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s