Irmãos também no futebol (V) Família Agostinho Rezende

“Irmãos também no futebol” registra, nesta parte V,  um pouco da história da família Agostinho que, com muito brilhantismo, escreveu o nome na trajetória do Esporte Clube Taubaté, com os atletas, o pai Benício os filhos Gilsinho e Gisiel.

OS TRES REZENDE.......

Gisiel, Benício e Gilsinho – foto: Moacir dos Santos

BENÍCIO – O GOL DE PLACA

Nascido em Roseira, Vale do Paraíba, Benício, acompanhando seus pais, veio para Taubaté com dois anos de idade morar na Fazenda Baracéia.  Depois por um pequeno período residiu em Jacareí e São José dos Campos, onde jogou na equipe infantil do Rodoza no bairro de Santana em São José dos Campos.

Com 15 anos, voltou à Taubaté. Seu pai deixando os serviços de administrador de fazendas, optou pelo comércio sendo proprietário de um bar próximo à Praça Monsenhor Silva Barros, nas redondeza do antigo campo do E. C. Taubaté.

Na adolescência, Benício assistiu muitos jogos do E. Taubaté e com frequência marcava presença nos treinos e jogos.

JOGOU NO ALVIAZUL

Você sabia que o Benício, pai coruja que marca presença em todos os jogos do E. C. Taubaté, também já vestiu a camisa do “Alviazul”?
Pois é, isso foi no ano de 1967, quando Benício, Marinho Cri-Cri e Adilson “saquinho”, recém baixados do serviço Militar, após o cumprimento do serviço militar, passaram a fazendo parte da equipe taubateana que tinha o comando de Rubens Peliciotti, o Rubão. Benício participou de seis jogos pelo Taubaté e foi autor de um belíssimo gol no amistoso Contra o Royal SC de Barra do Piraí no Rio de Janeiro, na vitória de 1 a 0, válido pela Copa Vale.

“Era dia de festa na cidade e o técnico Rubão (Rubens Peliciotti) me chamou no intervalo do jogo e pediu para entrar no lugar do ponta esquerda João Marcos. Acabei marcando o gol do Taubaté. Recebi o passe do Renatinho e vi o goleiro adiantado. Chutei do meio de campo para o gol” conta com detalhes Benício e acrescenta:.

“Meu pai morava perto do campo do bosque e sempre estava lá assistindo aos treinamentos e aos jogos. Em 1967 depois de ter cumprido o Serviço Militar, voltei a marcar presença nos treinamentos. Como estava bem fisicamente o técnico Rubão sempre me chamava para completar a equipe nos treinos. Comecei a me dar bem e acabei sendo chamado pelo Morerinha para fazer parte do elenco. Logo em seguida, recebi uma proposta para trabalhar na antiga Willys Overland, atual Ford do Brasil e acabei desistindo do futebol profissional. Mas a proposta de trabalho estava vinculada no meu futebol e joguei no time da fabrica.” finaliza Benício.

Luiz Benício Agostinho, casado há 46 anos com Mariléia Bonani Rezende Agostinho, com quem tem três filhos, Gisele, Gilson e Gisiel.

Os Irmãos Gilsinho e Gisiel conquistaram juntos, o títulos no E. C. Taubaté. Vice-campeões em 2004 como atletas profissionais. Foram também campeões em 2015 da série A3, Gilson  como Gerente de futebol e Gisiel como preparador de goleiros.Gisiel e Gilson

GILSINHO – O MITO
Diferente do pai, o artilheiro Gilsinho permaneceu por vários anos defendendo as cores, azul e branca do E. C. Taubaté. Foram 13 temporadas com marcas impressionantes, 250 jogos e 71 gols.

A CARREIRA
Trazido pelo José Cesário de Oliveira, Gilson Domingos Rezende Agostinho iniciou sua carreira nas equipes mirim do E. C. Taubaté 1990 ganhando seus dois primeiro títulos, bi campeão mirim da cidade de Taubaté.
Em 1992 e 1993, Gilsinho passou para a categoria infantil tendo ainda José Cesário como seu treinador e orientador. Em 1993 já como juvenil foi comandado pelo treinador Sabará e o diretor Francisco Tulha. Nesse mesmo ano, Gilsinho parou com o futebol para dar sequencia aos estudos, mas em 1995 estava de volta à equipe de Junior do E. C. Taubaté comandada pelo treinador Moreira.
Como atleta profissional seu primeiro ano no clube, foi em 1996 conseguindo conciliar atividades no gramado e profissional na Indústria Ford, Unidade de Taubaté.

Sempre jogou de meia atacante mas devido a contusão do titular na lateral direita, Gilsinho fez sua estréia nessa posição, onde permaneceu atuando alguns jogos. Nessa mesma temporada conquistou a vaga de meia atacante, vestindo a camisa do “Alviazul”
Além do E. C. Taubaté, o artilheiro também defendeu a equipe do Santo André em 1997, durante a disputa da Taça São Paulo. No segundo semestre de 2001 e 2002, jogou pelo XV de Jaú. Durante todo o ano de 2003  pelo São Bento de Sorocaba. Ainda em 2003 vestiu a camisa do Londrina do Paraná disputando o campeonato Brasileiro da Série B. Em 2005 foi jogar no futebol chinês permanecendo até os primeiro meses de 2009, onde ganhou reconhecimento, respeito e carinho dos torcedores.

Em 2009, foi um dos heróis na campanha de acesso à Série A3.

RECORDES
Gilsinho é o autor do gol mais rápido e o mais próximo do final do jogo, ambos marcados no gol dos fundos do Joaquinzão.

O mais rápido foi em 2002 em partida contra o Noroeste. Inicio do jogo e saída de bola no meio campo. Gilsinho toca para trás e sai para receber. tabela com Ângelo, Marinho e Wellington que,  pela direita cruza e lá estava o artilheiro Gilsinho, dentro da área para tocar de cabeça, abrindo o marcador aos 14 segundos de jogo. Desde a saída da bola até a finalização de cabeça, Gilsinho tocou 4 vezes na bola em 14 segundos.

VEJA O LANCE DO GOL CONTRA O NOROESTE COM IMAGENS DA TV BANDVALE

PURA EMOÇÃO

Em 2009 diante do Palestra de São Bernardo, o E. C. Taubaté vencia pelo placar de 2X1, mas para garantir o acesso precisava vencer por uma diferença de dois gols.

A partida que já havia sido interrompida tendo inclusive expulsões, foi reiniciada aos 53 minutos e meio do segundo tempo. Aos 54 minutos de jogo, o artilheiro marcou o gol que deu acesso ao Burrão, sendo considerado o gol mais próximo do final do jogo “É verdade esse gol foi nos segundos finais, e foi com certeza o gol mais importante de minha carreira” declarou o ídolo da torcida taubateana.

GOLS DO GILSINHO 2009

Foto do lance do terceiro gol que trouxe o acesso à A3. Max (18) cruza e Gilsinho não perdoa, isso aos 54 minutos da 2ª etapa – foto: Rogério Marques.

VEJA OS EMOCIONANTES LANCES DESSE JOGO

 

DESPEDIDA
A ultima temporada de Gilsinho defendendo o E. C. Taubaté  foi em 2013 quando participou dos jogos do campeonato paulista da Série A3. No mês de julho foi realizada a partida da despedida do artilheiro, como atleta profissional do E. C. Taubaté.

250 jogos

No jogo festivo da despedida, Gilsinho jogou com camisa de nº 250. Foram 250 jogos  e 71 gols pelo Burrão – foto:  Rogério Marques

Confira a ficha técnica desse histórico jogo

Data: 02.07.2013 – em Taubaté – SP

EC Taubaté 1×2 AA Ponte Preta

Local: Joaquim de Morais Filho – Joaquinzão

EC Taubaté: William (Santos); Amarildo (Ademir) (John Lennon), Juan e Rafael Almeida (Fandinho); Marcus Vinicius, Foguinho (Victor), Régis (Juh), Willian Donizete (Gilsinho) e Jefferson (Eduardo); Reginaldo (Anderson) e Bruno Moraes (Alex Lima) – Técnico: Paulinho McLaren

AA Ponte Preta: Édson Bastos; Tiago Cametá, César, William Stefano e Rodrigo Biro; Paulo Roberto (Xaves), Fernando (Alef), Roger (Rafinha) e Adrianinho (Giovanni); Everton Santos (Rafael Ratão) e Alemão (Dennis) – Técnico: Paulo César Carpegiani

Árbitro: Philippe Lombard

Árbitros auxiliares: Fábio Luiz Freire e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Cartões amarelos: Marcus Vinicius (T), Rafael Almeida (T), Fandinho (T); William Stefano (P), Roger (P)

Gols: 1º Tempo – Alemão (P) aos 8’, Rafael Almeida (T) aos 25’; 2º Tempo – Fernando (P) aos 31’

Foram 13 temporadas defendendo o Burrão (1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2001, 2003, 2004, 2005, 2009, 2011, 2012 e 2013  – 250 jogos – 71 gols

A FRASE

Uma frase que ouvi do artilheiro, mito Gilsinho em sua despedida do futebol profissional:

“Gostaria de ter tido mais conquistas pelo E. C. Taubaté, mas parei com o sentimento de dever cumprido, por sempre ter ido até ao limite. Algumas vezes, até passando dele”.

Gilsinho encerou sua carreira de atleta profissional mas não interrompeu suas atividades no clube, que é sua paixão. Na diretoria campeã da série A3 em 2015, Gilsinho assumiu a função de Diretor de futebol com muito sucesso.

dirigente Gilsinho

Gilsinho, atual presidente do Esporte Clube Taubaté — Foto: Caíque Toledo/EC Taubaté

Em 2017, Gilsinho assumiu a presidência do E. C. Taubaté quando da renuncia do então Waldir Attili Jr. Em primeiro momento, por força do Estatuto Social, assumiu a presidência Eduardo Cursino 1º vice-presidente, mas em outubro de 2017, Eduardo se licenciou passando o bastão para Gilsinho o 2º vice-presidente, que finalizou o período em julho de 2019.

Em agosto de 2019, nova eleição foi realizada e Gilsinho foi reeleito por mais três anos no comando do E. C. Taubaté

GISIEL – DE GOLEIRO CAMPEÃO PARA PREPARADOR DE GOLEIROS
O atleta Gisiel queria ser atacante, mas por influencia de seu irmão Gilsinho acabou no gol. “Quando tinha seis anos jogava na equipe do Bairro Ana Emília.

“Era atacante, mas meu irmão acabou me transformando em goleiro. Primeiro porque ele me achava ruim de bola, segundo que quando ele queria treinar chutes, me pedia para ficar no gol”

Gisiel no gol

Gisiel iniciou sua carreira na equipe juvenil do CA Juventus em 1998, onde foi campeão paulista com 17 anos. No ano seguinte, já na categoria juniores foi disputar o campeonato pelo Barbarense de Santa Barbara do Oeste onde permaneceu até 2000.

Ainda júnior, Gisiel foi indicado pelo irmão Gilsinho para defender o E. C. Taubaté em 2001, com destaque na Copa São Paulo de Futebol Juniores daquele ano, sendo inscrito como profissional no ano seguinte, onde figurou como terceiro goleiro durante o campeonato que tinha Marcelo Martelotte em grande fase, titular durante todo o campeonato, não dando chance à Gisiel nem no amistoso contra o Corinthians Paulista no inicio da temporada.

Com o termino do campeonato e a saída de Martelotte, André, até então o segundo goleiro, assumiu a condição de titular na Copa do Estado, quando Gisiel passou a ser o reserva imediato, mas ainda sem chance na posição de titular como profissional.

A estréia aconteceu em 2003 no amistoso que valeu como jogo das faixas de campeão da Série A3, diante da Portuguesa Desportos. Mas novamente durante o campeonato, o Burrão teve um outro goleiro em grande forma, Cristiano que vestiu a camisa nº 01 do início ao final do campeonato.

A estreia em jogo válido pelo campeonato aconteceu em 2004 na 5ª rodada em jogo, na vitória de 3 a 0  contra o  Flamengo de Guarulhos. Gisiel foi chamado para  substituir o goleiro Cristiano, que deixou o gramado contundido. Vice-campeão da série A2 em 2004, ao lado de Gilsinho  no E. C. Taubaté.

A partir desse jogo, Gisiel se firmou como titular da equipe até 2005, ano em que foi defender o Guarani de Campinas, ficando no “Bugre” até o final do ano de 2009. Acesso com o Bugre à série A1 em 2007, acesso à série B brasileiro em 2008 e série A em 2009. Pelo Cuiabá acesso à série C do brasileiro. Em 2010, acesso para a série A1 com o Mirassol.

Depois da bela campanha no Mirassol, em 2011 retornou ao E. C. Taubaté, sendo titular durante todo o campeonato paulista. No segundo semestre foi defender o Cuiabá, 2012 no E. C. Taubaté revezava a posição da camisa 01 com o goleiro Santos. 2013 Uberaba/MG, encerrando a carreira de profissional em 2014 no Guaratinguetá.

No total, como profissional  com a camisa do E. C. Taubaté em 6 temporadas: 2002, 2003, 2004, 2005, 2011, 2012, foram 90 jogos.

SEQUENCIA NO CLUBE

Em 2015 passou a ser preparador de goleiros no E. C. Taubaté, com muito exito, quando sob seu comando o goleiro Santos foi um dos destaque da equipe campeão da Série A3.

EC TAUBATÉ ..

Equipe campeã da Série A3 com as participações dos irmãos, Gisiel – preparador de goleiros e Gilsinho Gerente de Futebol – foto: Bruno Castilho / EC Taubaté

A partir de 2015,  Gisiel vem desenvolvendo o trabalho de preparador de goleiro no Joaquinzão, sendo um dos destaques da comissão técnica durante todos esses anos.

Gisiel Band

Gisiel – foto divulgação

Fotos: arquivo da família, Rogério Marques, Bruno Castilho. Moacir dos Santos.

Na próxima terça-feira (7) estaremos contando um pouco da história dos irmãos Sandrinho e Éber. Aguardem!

logo minclean blog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s