Luiz Ricardo Simi, detentor de onze recordes Mundiais de Natação Masters

Com alguns milhares de quilômetros dentro da água, o nadador que iniciou com 8 anos de idade nas piscinas do Taubaté Country Clube – TCC, conversou com o blog moataubate.com e com muita simpatia e alegria contou alguns momentos de sua rica história dentro de piscinas.

5b48ab36-89c0-42f0-9740-d7edeab02861

Luiz Ricardo Simi – imagem TV Vanguarda

LUIZ RICARDO SIMI, 82 anos, nascido em Taubaté, filho de Romeu Simi e Jacy Ferreira Simi.

Atletas de natação, recordista mundial.

Médico – especialidade cirurgia plástica – formado no Rio de Janeiro.

Casado com senhora Ruth Carvalho Simi com quem tem três filhos, Daniela Carvalho Simi, Sandro Carvalho Simi e Bruno Carvalho Simi.

Irmãos: Romeu Simi Junior, arquiteto José Carlos Pereira Simi, economista pintura Rosana Ferreira Simi.

De inicio conta como surgiu seu interesse em natação.

“Meu pai associou-se no TCC (Taubaté Country Club) quando tinha 8 ou 9 anos de idade. Passei a frequentar o TCC e quando tinha 12 anos, comecei gostar da natação e me dedicava sozinho na piscina. Passei a nadar cada vez mais, distancias maiores e o pessoal do clube percebeu que eu gostava muito de nadar e me inscreveram em algumas competições. Lembro-me que aos 14 anos de uma competição em São Paulo, ficamos alojados dois dias no Pacaembu uns dois dias. Na parte da frente do estádio tinha alojamento. Depois participei de Jogos Abertos do Interior, me lembro de outra, uma das primeiras em Santos tinha 14 a 15 anos.  Meu pai passou a ser o diretor de natação do clube e queria treinar o pessoal da natação, mas ele não era nadador, tinha sido jogador de futebol. Então ele contratou um treinador de natação professo de educação física de Jacareí. Vinha duas ou três vezes por semana à Taubaté, Juvenal Veiga Soares, e ele passou a nos treinador, formamos uma equipe que participou das competições de natação da Federação Paulista como estreante” relembra Luiz Renato Simi.

Demonstrando possuir ótima memória, Ricardo Simi relembra o nome dos amigos atletas da equipe do TCC daquela época. “Lembro-me o nome de vários deles, Willy W. Wincker, Carlos Celso Bueno, Álvaro Barbosa Lima, Nelson Campelo Filho, José Eugenio Guisard Ferraz, Ricardo Vianna. Treinamos um certo tempo com o Juvenal e fomos inscritos na Federação indo para o campeonato de estreante no Tênis Clube de São Paulo . Fomos campeões com cinco nadadores homens, vencendo o campeonato paulista de estreantes com apenas uma equipe, batemos todos os recordes e ganhamos bonificações. Aí tomei gosto pela natação, procurei se dedicar mais e participar de outros campeonatos mais vezes. Regionais Jogos Abertos do Interior e campeonatos da Federação Paulista. Alguns da equipe não continuaram, mas o Nelsinho  (Nelson Campelo Filho)nadou até hoje no máster “ registra Ricardo Simi

RICARDO SIMI FOTO

Ricardo Simi nas piscinas do TCC – foto reproduzida de jornal

Em várias oportunidades durante os anos 57 a 59 a equipe do Taubaté Country Club foi representada, dentre outros, pelos nadadores: Luiz Ricardo Simi, Jose Simi, Álvaro Barbosa Lima Netto, Willy W. Wincker, José Eugenio Guisard Ferraz, Nelson Campello Filho, Carlos Celso Bueno.

Nos ano de 1954 e 1955, Luiz Ricardo Simi gravou seu nome nos recordes modernos de Principiantes da Federação Paulista de Natação.

400 m. Nado livre com o  tempo de 5’12”1  em 07/11/54,

200 m. Nado clássico com o  tempo de 2’55”0 em 07/11/54 e

100 m. Nado borboleta – com o tempo de 1’10”4 em 08/05/55

Registre-se que nesse mesmo ano de 1954, mas em 08/05, Carlos Celso Bueno, outro nadador taubateano também escreveu seu nome no livro dos recordes modernos de Principiantes da Federação Paulista de Natação, nos 50 m . Nado borboleta com o tempo de 32”6.

gazeta Simi

A Gazeta Esportiva de 22 de agosto de 1957 com a legenda da foto: Luiz Ricardo Simi é o nadador de melhor valor técnico de toda a Sexta Região de todo o Vale do Paraíba

Em 1957 na realização dos V Jogos Abertos do Vale do Paraíba realizado em São José dos Campos, a natação da cidade de Taubaté ganhou destaque e conquistou o 1º lugar na modalidade com uma larga vantagem de pontos.

Na classificação geral final, masculino a cidade de Taubaté foi a campeão com 118 pontos, seguido de São José dos Campo com 58 pontoe e Mogi das Cruzes com 2 pontos.

No feminino, Taubaté também conquistou o titulo com 78 pontos.

Brilharam nos Jogos Abertos defendendo a cidade de Taubaté os nadadores:

MASCULINO

100 metros nado livre masculino:  1º Luiz Renato Simi, 2 º Antônio Dante Camilher.

100 metros nado costas masculino: 1º Nelson Campello Filho, 2º Francisco Meireles.

100 metros nado clássico masculino: 2º Álvaro Barbosa Lima, 4º José Carlos Simi.

400 metros nado livre: 1º Luiz Ricardo Simi e 3º Antônio Dante Camilher.

100 metros nado borboleta: 1º Luiz Ricardo Simi e 2º  Luiz Malaman

Revezamento 4×10 nado livre 1º com Luiz Ricardo Simi , Antônio Dante Camilher, Nelson Campello Filho e Álvaro Barbosa Lima com o tempo de 5’13”

FEMININO

50 metros nado livre: 1º Maria Lucia de Almeida, 3º Maria Silvia Pereira.

50 metros clássico: 1º Alice Cara e 2º Claudia Barusi

50 metros nado costas: 1º  Alice Cara

Revezamento 4×50 nado livre 1º com Maria Lucia de Almeida, Maria Silvia Pereira, Alice Cara e Claudia Barusi tempo : 3’42”5

Celly Campello também nadou no TCC

Quando lhe disse que o Nelson Campello é irmão da Celly e Tony Campello, Ricardo Simi comentou. “Ah sim inclusive a Cely Campello também nadou pelo TCC por algum tempo e participou de algumas competições”.

Competições fora da região

Em 1958 eu havia saído do serviço militar do exercito e enquanto fiquei lá o exercito não permitia a gente treinar. Para participar do Sul americano você tem que ser campeão brasileiro ou vice-campeão da prova, não era por resultados técnicos. Era de classificação de equipe que tinha dois nadadores por prova e eram os dois melhores do Brasil. Então Era uma equipe muito grande vão nadadores, saltadores. O primeiro sul-americano foi em 1956 no Chile

Em 1958 em Montevidéu fazia muito frio danado, e não fui bem, eu não me sinto bem no frio, eu tinha pouca gordura no corpo.

Durante 15 anos, Simi segurou o título de  campeão brasileiro dos 200 borboleta . Participei de quatro campeonatos Sul-americanos Participei 1956 (Chile), 58 (Uruguai), 62 (Uruguai) e 64 (Equador).

Luiz Ricardo Simi recebeu inúmeras homenagens

homenagem

O jornal A Gazeta Esportiva de 31/05/1957 página 8, noticia homenagem á Luiz Ricardo Simi

hoemangem 1

A Gazeta Esportiva de 03/06/1957 – página 39 noticia mais uma homenagem ao Ricardo Simi

 Em 1960 foi para o Rio de Janeiro cursar a faculdade de medicina ingressando na forte equipe do Fluminense que contava com as estrelas, como  Álvaro Pires, Newton Thuim, Daltely Guimarães, Mauricio Formosinho

Em 1960 eu entrei na faculdade de medicina no Rio de Janeiro e me associei ao Fluminense, onde nadava e competia. Pelo Fluminense fui duas vezes campeão brasileiro, nessa época em que era estudante de medicina na prova 200 borboleta. Quando entrei no Fluminense fique admirado de ver a estrutura. Na sede principal junto a escadaria que vai para o salão de festas, tem uma exposição de quadro de pessoas beneméritas. Quem recebe o titulo são pessoas associadas, esportistas, atletas e tem também, o Grande beneméritos, que são poucos. Então, quando logo no começo que cheguei lá e passeia a competir  pensei, eu vou conseguir colocar meu nome aqui nessa galeria. E consegui, meu nome está lá eternizado no salão social de festa do Fluminense como atleta benemérito de natação. São várias modalidades  que o Fluminense tem, tênis, atletismo, basquete vôlei, natação e somente um atleta por ano consegue colocar o nome nessa galeria de destaque. Para isso foram 10 anos para conquistar os pontos necessário para conseguir ser aceito pelo Conselho Diretor de Associados onde você tem que ser aprovado depois de conquistar uma alta somatória de pontos em competições, tem que ganhar muita competição. Realmente é uma conquista. 

Casado em com filho, resolvi residir em São José dos Campos, porque entendia que a cidade do Rio de janeiro não era cidade para criar filho. Eu trabalhava em vários locais, plantão em Sandu (Serviço de Assistência Medica Domiciliar de Urgência), trabalhava em Nova Iguaçu, estava difícil. Então resolvi vir para São José onde tinha um irmão arquiteto. (Romeu Simi Jr). Entrei na natação máster que é dividida em faixa etária de cinco em cinco anos.

Nadei como atleta até os 30 anos de idade. Um dia descobri que tinha competições de natação másters. Eu já morando em São José dos Campos, entrei em contato com Associação Brasileira de Masterse passei a competir.

ONZE RECORDES MUNDIAL MASTERS

Tenho onze recordes mundiais, reconhecidos pela Federação Internacional de Natação Mundial. O primeiro que participei como máster foi em Indianápolis. Eu tinha 55 anos e não tinha participado em nenhum campeonato de máster. Como me sai bem nesse primeiro, achei que poderia melhorar meu tempo. Passeia treinar aqui em São José dos Campos no Tênis Clube. Normalmente as competições são próximas dos meses de junho/julho época aqui no Brasil de frio. Piscina com agua aquecida era muito difícil. O Tênis Clube tinha aquecido as piscinas naquele ano e, como meu consultório era também na avenida nove de julho, eu saia do meu consultório no horário do almoço para treinar sozinho. Quando esperava receber o titulo do recorde pela 11ª vez, apesar de, como atleta ter cumprido todas as exigências, o 11º recorde que deveria possuir com meus 71 anos, não foi reconhecido. E sabe por quê? Na época houve mudança da secretária da Federação e, pra minha tristeza, perderam o prazo para enviar o meu resultado. Isso me chateou muito e por isso resolvi parar. Refleti, a gente se esforça tanto e pra ter mais um recorde pra que? Afinal, não vai mudar nada em minha vida. Os dez certificados dos títulos de recordes, estão emoldurados e expostos parte em meu apartamento e outra parte em meu consultório” explicou o recordista, demonstrando desapontado com o ocorrido.

Com 64 anos, Simi quebrou o recorde

Em 1997 durante o Campeonato Paulista de Natação máster Simi, com 60 anos bateu o recorde mundial dos 100 m borboleta em piscinas curtas, na categoria máster entre 60 e 64 anos.

Registramos aqui alguns recordes constantes na Tabela de Recordes da Associação Brasileira másters de natação, conquistado por esse superatleta máster.

1992: Campeonato Mundial (Indianápolis): Luiz Ricardo Simi bate recorde mundial dos 200 metros nado borboleta (55+);

1995 – Campeonato Americano Short Course (Flórida):

1997 – 24° campeonato Brasileiro (Recife): Luiz Ricardo Simi bate o recorde mundial dos 200 metros nado borboleta (60+)

RECORDE BRASILEIRO – PISCINA DE 25m

60 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 2’53”49 04/04/1997

65 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 1’15”52 05/06/2002

65 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 3’01”54 05/06/2002

70 + LUÍS RICARDO SIMI FLUMINENSE 1’19”47 03/03/2007

RECORDE SUL-AMERICANO – PISCINA DE 25m

60 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 2’53”49 04/04/1997

65 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 3’01”54 05/06/2002

70 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 1’19”47 03/03/2007

RECORDE SUL-AMERICANO – PISCINA DE 50m

60 + LUIZ RICARDO SIMI FLUMINENSE 2’56”96 19/04/1997

RECORDE BRASILEIRO – PISCINA DE 50m

100 METROS BORBOLETA MASCULINO

65 + LUÍS RICARDO SIMI FLUMINENSE 1’16”93 01/08/2000

A LUTA DE UM NADADOR

Simi destaca que, como em outras várias modalidades a de natação requer perseverança e dedicação total.

“O nadador precisa querer, ter vontade de treinar A gente treina sozinho, é entrar na piscina e ali ficar horas em treinamento, concentrado, sem se quer ter alguém para conversar. No Fluminense treinei durante oito de anos. Tínhamos um grupo de atletas.  Treinamos com o Caxambu durante uns 15 anos depois com o pai do Romulo Arantes.  Você tem que ter nadar dois mil três mil metros por dia metragem dentro da água. Nosso treinamento na época, tinha que ter volume de treino, disposição, determinação, ficando lá sozinho dentro da água, pensando na vida” Observou.,

Além da natação, você praticou outro esporte?

Como todo mundo no Brasil jogou futebol, mas somente peladas. Mas como comecei com a natação com pouca idade, optei pela natação, sendo o mês esporte predileto.

Finalizando perguntamos ao atleta nadador recordista, se algum dos filhos também gostava de natação e obtivemos a resposta seguida de um longo sorriso.

Todos eles aprenderam a nadar, mas como sabiam que não podiam competir com o pai então não seguiram.

FUTEBOL E NATAÇÃO É DE FAMÍLIA

Como já contada a bela história da  FAMÍLIA SIMI NO FUTEBOL DO E.C. TAUBATÉ , a natação, que também está no sangue, segue com muitas histórias de conquistas.

foto Rinaldo Simi, José Carlos Simi, Luiz Ricardo Simi, Rosana Simi e Lucas Peres dos Santos e mais a nadadora Maria helena Padilha do Fluminense

Os irmãos Rinaldo Simi, José Carlos Simi, Maria Helena Padilha (nadadora do Fluminense Luiz Ricardo Simi, Rosana Simi e Lucas Peres dos Santos

Na foto acima de 1999 no Revesamento troféu Luiz Ricardo Simi, Luiz Ricardo aparece ao lado de dois irmãos (José Carlos Simi, Rosana Simi), do primo Renaldo Simi e do sobrinho Lucas Peres dos Santos).

Outro irmão de Ricardo Simi, Romeu Simi Jr, não está na foto, mas também é amante da natação. Até os dias de hoje, Romeu pratica o esporte.

Nisia Simi Amaral, hoje com 84 anos, filha do saudoso Aldo Simi, também foi nadadora de destaque tendo inclusive o importante título de Campeã Paulista.

Lucas, filho de Rosana na Academia Militar de Agulhas Negra, conquistou o titulo as três Armas, Naval, Aeronáutica e Exercito na disputa do NAVAMAER além de ter participado no Mundial de Cadetes no Equador.lucas medalhas

Parabéns Luiz Ricardo Simi por ter levado o nome da natação taubateana tão distante. Parabéns família Simi pela importante história no esporte taubateano.

 

logo minclean blog

 

 

Um comentário sobre “Luiz Ricardo Simi, detentor de onze recordes Mundiais de Natação Masters

  1. Pingback: Títulos é que não faltam para o esporte do TCC | Moa Taubaté

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s