HOMENAGENS FEITAS A GAMINHA, ALÉSSIO, CELSO, AVELINO,TAINO E MINELLI

Homenagens realizadas as pessoas que escreveram seus nomes na história do E. C. Taubaté

Ano de 1999, o futebol do E. C. Taubaté estava sob a batuta do Carlos Alberto Caboclo.

Carlos Caboclo (pai do Rogério Caboclo, atual presidente da CBF), conselheiro vitalício do São Paulo FC, foi quem conseguiu o patrocínio da empresa LG na camisa do Burrão, através da aproximação e amizade com o pessoal de marketing da empresa coreana, que na época também patrocinava o Tricolor Paulista.

Tínhamos um belo time, formado com vários atletas revelados nas categorias de base.

Confira uma das escalações dessa equipe: Nelson; Cláudio Mendes, Zé Eduardo, Edinho e Bira Cardoso; Douglas, Guaíra, Barbosa e Marcelo Prado; Luciano Henrique e Glauco.

O elenco que disputou o campeonato da Série A3 e Copa Estado de São Paulo contava ainda em seu elenco com os atletas: Glauco, Cardoso. Gilsinho Fábio jr,  Estéfano, Cesinha, , Luiz Almeida, Betinho, ,Puma, Márcio Carioca,  Alves, Douglas, Cadú, Silvano, Silvano, Éder, Marcão, Edinho, Edmilson, Claudio Alves, Guaíra, Jeci, Dirley, Miranda, comandados pelos técnicos, Edson Boaro seguido por Tulio Tangione e depos, Sérgio Valentim

No Campeonato da Série A3 disputamos o quadrangular com União de Mogi, Rio Preto e Bandeirante.

Na Copa chegamos à final com o Ituano, empatamos fora 3 a 3 e perdemos em casa 2 a 1.

Seu Carlos Caboclo me concedeu espaço para homenagear alguns ex-atletas do E. C. Taubaté. Foi quando contando com pequeno patrocínio do amigo e grande torcedor do Burrão, Zé Luiz da Loja Pasin Móveis, confeccionamos alguns quadros que continha além de uma foto, um diploma assinado pelo Presidente da terceirização, Carlos Alberto Caboclo, Presidente da Diretoria Executiva, Antonio Ravani e o Presidente do Conselho Deliberativo Evaristo Tomy Filho.

Como é bom homenagear, ainda em vida, pessoas que passaram pelo E. C. Taubaté e deixaram sua contribuição seja dentro ou fora de campo.

E assim com esse espirito homenageamos vários atletas. As homenagens aconteciam momentos antes do inicio dos jogos no Joaquinzão, onde no alto falante anunciava um resumo da passagem do atleta pelo clube.

Tenho guardado ainda alguns registros dessas homenagens, prestadas para Gaminha, Aléssio, Avelino, Celso,  e família Taino, fotos essas, de Pedro Nogueira que publico a seguir:

ALÉSSIO 1

Aléssio – atacante defendeu o E. C. Taubaté em 30 jogos, assinalando 15 gols, nas temporadas de 1951,1953,1954,1955,1956 e 1957 (é o que temos em nossos registros). Aléssio também foi estrela defendendo a camisa do time da CTI.

AVELINO 1

Avelino – zagueiro. Defendeu o E. C. Taubaté em 27 jogos, nas temporadas de 1947 e 1948.

GAMINHA 1

Gama – atacante defendeu o E. C. Taubaté em 23 jogos, assinalando 5 gols, nas temporadas de em 1946, 1947, 1948, 1952 e 1953 (é o que temos em nossos registros).

Celso 1

Celso – meia, defendeu o E. C. Taubaté em 343 jogos, assinalando 9 gols. Celso é um dos atletas que mais defendeu o Burrão. Foram 13 temporadas ininterruptas, de 1956 a 1965.

TAINOS 1

A família Taino marcou épocas diferentes na história do E. C. Taubaté.

O pai, Antonio Julio Taino –  meia (ao centro), defendeu os E. C. Taubaté nos anos de 1953, 1954, 1955, 1956, 1958, 1959 e 1960, participando de  116 jogos e marcando 21 gols. Campeão pelo E. C. Taubaté em 1954.

Toninho Taino – meia atacante, defendeu o Burrão em nove temporadas, 1975, 1976, 1977, 1978, 1979, 1980, 1981, 1982 e 1986, participando em  286 jogos, assinalando 68 gols. Campeão pelo E. C. Taubaté em 1979.

Éder Taino – lateral, defendeu o E. C. Taubaté em quatro temporadas,  1980, 1981, 1983 e 1984 em 135 jogos, autor de  6 gols. Não foi campeão pelo E. C. Taubaté mas tem outros títulos como, campeão paulista em 85 e 87 e brasileiro em 86 com a camisa do São Paulo FC,  e campeão estadual em 1988 pelo Atlético Paranaense.

HOMENAGENS TAMBÉM COM A ATUAL DIRETORIA

A atual diretoria executiva do E. C. Taubaté, demonstra ser simpática com esse tipo de evento.

No ultimo mês de novembro, dentro da programação de comemoração dos 105 anos de existência do Burrão, foi incluída uma bela e inesquecível homenagem aos campeão de 1954, coroadas de sucesso e muita emoção ao Antonio Julio Taino e Rubens Minelli, jogadores que escreveram seus nomes na história do clube. A homenagem foi realizada nas dependências da Loja Museu do Burrão e contou com um grande número de torcedores, simpatizantes do E. C. Taubaté, familiares dos homenageados e imprensa.

Aqui alguns registros desse emocionante evento 

Minelli

Momento de muita emoção, marcou o reencontro do Taino e Minelli campeões em 1954 pelo Burrão – foto: Moacir dos Santos

Minelli 1

O presidente da Diretoria Executiva, Gilsinho e o presidente do Conselho Deliberativo Otávio entregaram aos homenageados, placas registrando o eterno agradecimento do Clube para esses ex-atletas – foto: Moacir dos Santos

Minelli 2

O secretário de governo, Eduardo Cursino e o jornalista, historiador e conselheiro do clube, Moacir dos Santos, presentearam Taino e Minelli com uma bela camisa retrô de 1954, exposta em quadro entre vidros, surpreendendo os homenageados – foto: Bruno Castilho / EC Taubaté.

Minelli 3

Gustavo Cardoso e César Lobo integrantes da Torcida Os Jecas, prestam homenagens aos campeões – foto: Bruno Castilho/EC Taubaté

Agradeço ao Rafael Citro que auxiliou nas estatísticas de jogos.

Moacir dos Santos / blog: moataubate.com

 

logo minclean blog

 

2 comentários sobre “HOMENAGENS FEITAS A GAMINHA, ALÉSSIO, CELSO, AVELINO,TAINO E MINELLI

  1. Espetacular esta homenagem. Tenho o privilègio de ter visto a maioria destes jogadores envergando a camisa do ECT. e CTI. Parabéns a todos eles e aos idealizadores desta mais que justa homenagem.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s