Neste dia há 65 anos: a partida que deu origem ao apelido de Burro da Central ao EC Taubaté

 

CHARGE DO BURRO DA CENTRAL 01

O fato deu origem à charge publicada por um jornal em que o Alviazul foi chamado de “burro” por ter deixado o atleta entrar em campo sem regularizá-lo. O GloboEsporte.com relembra a história da origem do mascote da equipe.

Desempenho

O Taubaté fazia um brilhante campeonato na segunda divisão paulista. O torneio, que teve início em 1954 e foi finalizado apenas no ano seguinte, teve suas 19 equipes participantes divididas em três grupos onde seu integrantes jogariam entre si em turno e returno. Apenas os dois melhores de cada grupo avançava de fase.

Com uma equipe qualificada e alto investimento, o Taubaté despontou no campeonato como um dos favoritos ao acesso e logo confirmou isso dentro de campo. Jogando ofensivamente, a equipe do time até então conhecido como Gigante do Vale terminou a primeira fase ocupando a liderança em seu grupo, com 15 pontos somados de 20 possíveis (na época, a vitória valia dois pontos). A classificação final do grupo foi:

  1. Taubaté, com 15 pontos
  2. São Bento, com 13 pontos
  3. São Paulo (de Araçatuba), com 12 pontos
  4. Portuguesa Santista, 10 pontos
  5. Radium (de Mococa), com 9 pontos
  6. Velo Clube, com 1 ponto

Abertura da Fase Final

Com as duas melhores equipes de cada grupo classificadas, a fase final do torneio teve início. A lógica era simples: os seis times jogariam entre si em turno e returno, e a equipe que somasse o maior número de pontos seria a campeã e se teria o acesso garantido na elite do campeonato Paulista na próxima edição.

O jogo de abertura do Taubaté nesta etapa foi marcado para o dia 1º de maio de 1955, no Campo do Bosque (local onde o clube mandava seus jogos). O adversário para o duelo era o Comercial, de Ribeirão Preto, que na primeira fase havia terminado em segundo lugar de seu grupo, com 12 pontos, superando a terceira colocada Ferroviária em um torneio de desempate.

1954 legendado

De acordo com o historiador e jornalista Moacir dos Santos, o Taubaté, do técnico Joaquim Loureiro, foi a campo com: Sérgio, Rubens e Porunga; Can-Can, Zé Américo e Ivan; Alcino, Taino, Berto, Benedito e Sylvio.

O primeiro tempo foi muito agitado, com nada menos que cinco gols. Quem saiu na frente foi o Comercial, graças a gol de Mairiporã, aos 17 minutos de jogo. O Taubaté não se abateu e conseguiu a virada ainda na etapa inicial, com gols de Taino, aos 30 minutos, e Benedito,que marcou duas vezes, aos 33 e aos 38 minutos. A equipe visitante ainda conseguiu descontar antes do intervalo, novamente com Mairiporã.

O segundo tempo manteve a tônica do jogo e os ataques continuaram a todo vapor. Apesar dos esforços de Mairiporã, que fez o seu terceiro gol no jogo, o Gigante do Vale ampliou o placar com gol de Berto, uma vez, e com Benedito, que marcou mais duas vezes para o Taubaté, terminando o jogo com quatro gols no total. Placar final de jogo: 6 a 3 para o Taubaté.

Perda de pontos e charge

A vitória por 6 a 3 parecia ter sido o início perfeito para o Taubaté na fase final, não fosse o descuido de algum dirigente do clube, que não registrou o atacante Alcino na Federação Paulista de Futebol. A entidade tomou conhecimento e puniu o clube com a perda dos pontos da partida, beneficiando o Comercial, que ganhou os pontos.

No dia seguinte, o jornal Gazeta Esportiva publicou uma charge chamando a equipe de “burra”, com os dizeres “clube que ganha no campo e perde na secretaria é…burro”. Ainda no mesmo desenho, é possível ver outro personagem se referindo ao time como “Burro da Central”, em alusão à linha férrea Estrada de Ferro Central do Brasil, que passa pela cidade.

O termo, que virou motivo de chacota para os rivais, caiu no gosto do torcedor taubateano. Especialmente por ter vindo em um momento oportuno, com o time terminando como campeão do torneio, a torcida adotou carinhosamente o burro como mascote do clube.

(*) Colaborou sob supervisão de Filipe Rodrigues

2 comentários sobre “Neste dia há 65 anos: a partida que deu origem ao apelido de Burro da Central ao EC Taubaté

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s