Inauguração da iluminação no campo do Bosque

Um dos mais importantes acontecimentos ocorridos na cidade de Taubaté em 1958, foi sem dúvida alguma a inauguração do sistema de iluminação do estádio da Praça Monsenhor Silva Barros. O estádio do E. C. Taubaté foi um dos primeiros a possuir sistema de iluminação.

INAUGURAÇÃO REFLETORES

Apesar da noite chuvosa de sábado, um grande público esteve presente para prestigiar  o Tricolor Paulista no grama do campo do Bosque, naquele amistoso que apontou 1 a 1.

Naquela noite solene as chaves das cabines foram acionadas pelos senhores, Oliveira Braga, Juiz de Direito da Comarca, Juarez Guizard, prefeito da cidade, Joaquim de Morais Filho, presidente do Conselho Deliberativo e Rodrigues Pereira, presidente do clube. Logo após o sistema ser acionado houve  homenagem ao sr. Paulo Machado de Carvalho, vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos. Em seguida, Dom José Romão Gois, procedeu a benção das novas instalações.

Pelos registros encontrados, o investimento no sistema de iluminação foi da ordem de Cr$ 1.200.000,00 (um milhão e duzentos mil cruzeiros). Mas, ainda na fase de projeto, a diretoria exigiu que as torres a serem colocadas para sustentação dos holofotes, fossem possíveis de reaproveitamento no novo estádio do Jardim das Nações que estava em construção.  E assim foi feio, quando o velho estádio foi devolvido à Prefeitura Municipal, as torres foram levadas para o novo estádio e instaladas anos depois, estando no Joaquinzão até os dias de hoje.

(*) São aquelas três torres hoje instaladas no setor das arquibancadas descobertas. Na verdade, no campo velho, eram em número de quatro, mas até o momento não sabemos o destino dessa quarta torre que pelo projeto da iluminação do Joaquinzão, essa quarta torre não seria utilizada.

SÃO PAULO FC O CONVIDADO

Para a grande festa, o São Paulo FC, vice-líder do Campeonato Paulista, foi o convidado naquela noite. O Taubaté ocupava a  9ª colocação enquanto o grande líder era o Santos. Aqui faço um pequeno complemento.

CLASSIFICAÇÃO 1

Tabela de classificação do Campeonato Paulista – publicação do jornal A Gazeta Esportiva de outubro de 1958

A CIDADE EM PLENA MOTIVAÇÃO COM AS ATRAÇÕES PREVISTAS

E. C. Taubaté 9º colocado, recebendo a grande atração, o São Paulo FC em jogo inaugural do sistema de iluminação.

Dá pra imaginar a alegria que reinava na cidade. O Tricolor campeão paulista no ano anterior, jogando no campo do Bosque em amistoso que marcava a inauguração do sistema de iluminação do estádio, um dos primeiros do interior a receber jogos noturno.

No domingo seguinte, a presença do  líder do campeonato, o Santos FC, de Zito, Jair, Álvaro, Pelé e Pepe. E pra completar a festa, o E. C. Taubaté venceu o grande líder praiano 3 a 2, com dois gols de Zé Américo, Tek para o Taubaté. Hélio marcou os dois gols santistas.

Retomando o assunto inauguração do sistema de iluminação do campo do Bosque, abaixo divulgamos três registros feito naquela noite,  imagens obtidas no jornal A Gazeta Esportiva.

vista do estádio iluminado

arquibancada

lance do jogo

Ficha Técnica do amistoso

Data: 01.10.1958 – em Taubaté – SP

E. C. Taubaté 1 x 1 São Paulo FC

Local: Campo do Bosque

Público: – Renda: Cr$ 227.700,00

E.C. Taubaté: Henrique (Rossi) Mexicano e Zé Carlos; Orlando Maia, Celso e Ivan (Gardel); Aluízio Duza( Baltazar), Zé Américo, Tek, Gato (Mário Celso) e Evaldo – Técnico:  Aymoré Moreira.

São Paulo FC: Poy (Paulo); De Sordi (Ferrari) e Ademar (Diógenes); Riberto; Gérsio (Sarará), Vitor (Sátiro) e Lanzoninho; Amaury (Juraci), Maurin’ho, Canhoteiro (Osvaldo) e Zizinho (Roberto) – Técnico: Armando Renganeschi

Árbitro: João Etzel Filho

Árbitros auxiliares: Aldo Trama e Marcolino Arruda – Representante: Flávio Faruoli

Gols: 2º Tempo – Maurinho (SP) aos 28’, Orlando Maia (T) aos 32’

Obs: inauguração dos refletores do Campo do Bosque

Martha Rocha

O amigo e craque de bola, Mario Celso, o Martha, que vive entre nós com saúde, pode confirmar esse momento de alegria e festa ocorrido em nossa cidade ele, que além de estar na foto dentro do vestiário, também participou do jogo contra o São Paulo.

Martha Rocha entrou durante o segundo tempo e acabou sendo uma das atrações dessa partida.

Gol Anulado

Quando o placar apontava o empate em 1 a 1, Mário Celso foi autor de um gol legítimo, não validado pelo árbitro. O próprio Mário Celso  descreveu o lance:

” O Zé Américo caminhou pelo meio com a bola, e eu acompanhava o lance pela esquerda. Recebi a bola do Zé Américo e quando o goleiro Paulo saiu, eu toque por cobertura. O Vitor tentando dar cobertura no lance, tirou a bola de dentro do gol. O árbitro não validou o gol”.

Sobre esse lance, no livro do próprio Mario Celso, Futsal Elos Esportivos e Sociais, há um depoimento do Célio de Angelis Nunes de Assis, outro craque, Celinho comentou:

“Eu estava bem atrás do gol do São Paulo, na arquibancada de madeira. O zagueiro do São Paulo tirou a bola de dentro do gol. A torcida festejou, porém o árbitro deu sequencia na jogada” descreveu Celinho.

E. C. Taubaté possui infinitas histórias em sua existência.

Moacir dos Santos

Um comentário sobre “Inauguração da iluminação no campo do Bosque

  1. Parabens pela materia Moacir… Foi assim mesmo , só não tinha certeza qto ao goleiro do SPFC que eu achava mesmo que era o Paulo ( cf esta na Escalação) e não o Poy como me afirmaram amigos , apos decadas passadas desse historico e memoravel jogo , Como o SPFC estava na disputa ( junto com o Taubaté) do campeonato de 1958 , ele ainda hostentava o titulo de Campeão Paulista , uma vez que tinha ganho o titulo do ano passado 1957 .

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s