Joaquim Moreira – O lendário Moreirinha do E.C. Taubaté

No E. C. Taubaté Moreirinha, além de campeão do Interior em 1926 como atleta, desenvolveu todas as funções que você possa imaginar. Além disso ele trabalhou em uma barbearia próximo ao Mercado Municipal, trabalhou em teatro com o Mazzaropi e até foi obrigado a passar por médico no nordeste, a pedido do técnico Aymoré Moreira. Conheça um pouco da história desse simpático português tão querido no E. C. Taubaté

Moreirinha

foto: José Diniz Jr

Joaquim Moreira, carinhosamente chamado de Moreirinha foi sem duvida alguma uma pessoal especial e de destaque na história do E. C. Taubaté. Sua importância não se limitou somente dentro do gramado mas também fora e muitas vezes nos bastidores.

Jogador, técnico, tesoureiro, diretor, supervisor, admirador do clube e todas as outras funções que você possa imaginar, Moreirinha desempenhou com amor, profissionalismo e humildade dentro do E. C. Taubaté. Foi até juiz do jogo amistoso entre SC Taubaté 4 X 2 Elvira de Jacarehy em julho de 1933.

Nascido em Valango – Portugal em 24/01/1904, veio para São Paulo – Brasil quando tinha 9 anos, acompanhando seu pai.

No futebol, mesmo contra o gosto de seu pai, Moreirinha iniciou nas categorias de base do Operário de Campinas, na posição de ponteiro direito mas logo optou por jogar no gol.

Com 16 anos, se transferiu para a cidade de Casa Branca onde seu pai foi trabalhar na Câmara Municipal. Lá Moreirinha passou a jogar no time do Casa-Branquense da onde permaneceu até 1922.

Nesse ano de 1922, João Rachou que era diretor e técnico do E. C. Taubaté recebeu boas referencias do goleiro e tratou de traze-lo para o Vale do Paraíba.

MOREIRINHA..

No Taubaté Country Club delegação taubateana em jantar comemorativo a bela campanha realizada no Nordeste em 1959 – Moreirinha, o segundo sentado de frente ao lado de Celso e do técnico Aymoré Moreira.

No ano de 1988 tive a oportunidade de conversar com Moreirinha e, apesar de não gostar de falar de sua carreira profissional, concordou em responder algumas perguntas que dias desses, encontrei essas anotações guardadas quais e transcrevo algumas delas.

Como foi sua chegada à Taubaté.

Arranjei uma pensão pra morar e logo me arrumaram um emprego na Câmara Municipal. Meu local de trabalho era no mercado onde tinha uma espécie de oficina que fabricava guias sarjetas.

Qual era o seu serviço nessa oficina?

Na verdade eu não fazia nada, tinha liberdade pra sair e treinar no Esporte.

Você se lembra da sua estreia no E. C. Taubaté?

Sim, foi contra a AA São Bento de São Paulo. O  São Bento era um time da primeira divisão da Associação Paulista de Sport Athético. O jogo foi amistoso e empatamos 2 a 2.

Recorda a escalação desse time?

Acho que não, alguns eu me lembro. Era eu no gol, Luiz Silvio, Mauro, Ernesto, Santinho, Euclídes, Jajá, Aristides e outros.

Você sempre foi titular?

Na verdade nos 14 anos que fiquei aqui como jogador eu entrava e saia na equipe. É que me chamavam para exercer outras atividades no clube. Sempre foi assim. Nessa época chegaram vários goleiros, como o Vanelli, o Chiquito, Paulo Vianna. Eu cheguei a ser até treinador do Taubaté em um jogo acho que em 1942.

Na verdade, Moreirinha também foi barbeiro, trabalhou em uma barbearia próximo ao mercado municipal, trabalhou com o Mazzaropi em várias peças de teatro.

Em 1942 Moreirinha foi para Nova Granada ( próximo à Rio Preto). Ele conta:

O prefeito era meu amigo e me convidou para morar na cidade. Lá montei um bar mas não deu certo. A convite do Joaquim de Morais Filho voltei para Taubaté como administrador do clube. Lembro-me  de uma época que o Chiquito era o presidente. O clube passava por uma grande crise financeira que nem sede tinha. O Clodoaldo (Clodoaldo dos Santos), que era enfermeiro do Taubaté, emprestou um comodo da casa na rua Jaques Felix, e  lá passou a funcionar como sede do clube e guardar os troféus.

Retorno excursão Nordeste

Na foto oficial da delegação que brilhou no Nordeste em 1959, Moreirinha é o segundo em pé,  da esquerda para direita ao lado do técnico Aymoré Moreira – foto: Acervo pessoal: Moacir dos Santos

Outras histórias o Moreirinha relatou, mas essas vamos deixar para serem conhecida em um vídeo gravado em outubro de 1993 em fita cassete que, com ajuda do Jeferson Ribeiro, conseguimos passar para DVD qual reproduzimos aqui.

No vídeo outras historias foram novamente relatadas pelo seu Moreira, como a excursão pelo Nordeste em 59 onde Moreirinha teve que passar por médico.

Conta também de sua fama de pão duro que quase foi preso em um restaurante em Barra do Piraí-RJ por ter pechinchado de forma contínua quando do pagamento do valor do jantar da delegação.

E o mais engraçado, a história de como goleiro, após uma defesa e com a bola nas mãos, entrou no gol para recuperar o boné que havia caído dentro do gol. Verdade ou mentira. Moreirinha explica esse fato e outros mais,  no vídeo que está logo abaixo.

Moreirinha faleceu no ano de 1994.

img038

Em 1978, no aniversario de 74 anos, os amigos comemoram na Sede Social do Clube. Na foto Dirceu, Moreirinha, Carlos Matos de Carvalho, atrás Walda (esposa do seu Carlos) e as duas em primeiro plano não conseguimos identificar. – foto: acervo Moacir dos Santos.

Salientamos que o vídeo não foi editado ou seja, está em seu original e por isso algumas falhas.

Outubro de 1993 – Moacir dos Santos e Alfredo Ortiz Abraão batem papo com o seu Moreirinha -E.C. Taubaté. Moreirinha foi campeão do Interior defendendo o E. C. Taubaté em 1926 e permaneceu no Clube até 1994, desenvolvendo as mais diversas funções, como Administrador do Clube, Supervisor, Tesoureiro e até técnico interino. Gravação de Láercio Guimarães – As imagens da fita cassete foram passadas para o DVD pelo amigo Jefferson Ribeiro – Acervo: Moacir dos Santos

ASSISTA O VÍDEO ORIGINAL SEM EDIÇÃO

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s