Redes Sociais, uma nova fórmula de acompanhar os jogos de futebol.

Rádio AM, Televisão ? Não ! Agora o futebol é pelas redes sociais

E até nos dias de hoje, mesmo estando no  Joaquinzão, assistindo aos jogos do E. C. Taubaté levo o meu radio portátil (e atualmente o celular) pra acompanhar as transmissões.

Não muito tempo atrás, muitas vezes coincidia do Burrão estar jogando fora do Joaquinzão e eu em Ubatuba. Para acompanhar através de transmissão via rádio, impossível e, mesmo querendo saber o resultado era uma dificuldade tremenda.

Atualmente toda essa dificuldade já não existe. Basta você possuir acesso à internet, que você terá transmissão ao vivo (Live streaming *), seja no celular, no computador, no tablete e, em alguns casos no carro. Ou seja, uma nova maneira de transmitir conteúdos multimídia via web.

(*) Live streaming é uma transmissão de dados ao vivo de dados de vídeo ou apenas áudio, via internet ou rede de computadores

Transmissões ao vivo por redes sociais – uma realidade sem volta

O uso das transmissões ao vivo on line veio trazer facilidades a todos e essa facilidade passou a ser utilizada pelas empresas, e muitas delas criadas recentemente para disputar a nova fatia no mercado.

Partidas de futebol da Liga dos Campeões da Europa, Copa Libertadores da América, Copa Sul-Americana, já foram transmitidas pelo Facebook no ano de 2018. Atualmente é comum essas transmissões também ser realizadas pelo Instagram e Youtube.

As transmissões via Youtube, traz ainda mais uma importante facilidade. O espectador acompanha ao vivo as transmissões e se, por exemplo, precisar atender ao um telefonema, pode pausar a transmissão e logo em seguida voltar a assistir exatamente onde havia parado. Pode inclusive retroagir o lance par assistir novamente. Há também a possibilidade de assistir após o enceramento da partida, uma vez que o vídeo fica gravado no canal podendo ser visto a qualquer momento.

Não somente o futebol tem investido nesse tio de transmissão, a National Basketball League (NBA) já criou três opções em seu pacote para os internautas acompanharem as transmissões via streaming.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) já havia utilizada essa tecnologia de transmissões de jogos das categorias de base, via Live streaming pela plataforma MyCujoo.

A Federação paulista de Futebol também passou a transmitir os jogos do Campeonato Paulista de Futebol através da plataforma MyCujoo.

O Burrão também tá nessa

Nessa fase de pandemia, com a obrigatoriedade do afastamento social, os jogos de futebol foram retomados neste mês de agosto, mas sem a presença do torcedor.

Isso só veio fortalecer as transmissões via streaming.

Na série A2, campeonato que o E. C. Taubaté está disputando, a FPF está mostrando via MyCujoo todos os jogos. Assim o torcedor é incentivado a permanecer em casa e acompanha os jogos de seu time.

Já foi assim quarta-feira ultima (19) quando o E. C. Taubaté recebeu no Joaquinzão o Red Bull e venceu 2 a 1, se mantendo na liderança da tabela de classificação.

Assim será também amanhã, quando o Burrão visita a cidade de Sertãozinho em jogo válido pela 14ª rodada da A2.

Com transmissão de imagem e áudio a plataforma MyCujoo irá mostrar, mas outros canais seguidos pelos internautas farão transmissões de áudio.

O jogo desta quarta-feira entre Sertãozinho e E. C. Taubaté ser transmitido pela plataforma MyCujoo, pela Radio 99 FM, Vale Flash Esportes e Rádio Ativa.

O torcedor do Burrão terá várias opções para acompanhar seu time em mais um compromisso pela A2.

Em Taubaté a transmissão via streaming vem desde 2017 com a Rádio Azul da Central

Em 2017 o locutor Evaldo Prado que já previa transmissões via web, criou a Radio Azul da Central e fez uma parceria com o Futebol Feminino de Taubaté, passando a transmitir seus jogos.

O primeiro jogo das meninas, transmitido via web pela Radio Azul da Central foi E. C. Taubaté X AD Embú das Artes, em 09 de abril de 2017.

Em junho do mesmo ano, a Rádio Azul da Central fez um convenio com o E. C. Taubaté e passou a transmitir via web, os jogos do Burrão que disputava a Copa Paulista. A primeira transmissão do futebol profissional do E. C. Taubaté foi contra o Juventus no empate em 1 a 1 em 30 de junho  no Joaquinzão

Evaldo Prado – Diretor da

Rádio Azul da Central

Como naquele momento, nenhum rádio da cidade de Taubaté estava acompanhando os jogos. A Rádio Azul da Central passou a acompanhar os jogos do E. C. Taubaté na Copa Paulista ganhando popularidade e seguidores.

Moacir dos Santos – moataubate.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s