Em busca do hepta Paulista, Vôlei Taubaté treina forte

O Vôlei Taubaté que retomou os treinamentos, completa sua terceira semanas de preparação para a disputa do Campeonato Paulista.

O torneio terá uma configuração diferente, mais enxuta, com apenas cinco equipes: EMS Taubaté Funvic, SESI-SP, Vôlei UM Itapetininga, Vôlei Renata Campinas e Vedacit Vôlei Guarulhos.
As equipes farão turno único na fase classificatória, totalizando quatro rodadas.

Na fase de semifinais serão dois jogos, com definição no Golden Set (set extra jogado em caso empate após o segundo jogo). A final também será em dois jogos com Golden Set, quando serão conhecidos os campeões da temporada 2020.

O Vôlei Taubaté que folga na 1ª rodada, entra em quadra no dia 18/09 às 22h00, para enfrentar a equipe do Vedacit Guarulhos, no Abaeté em Taubaté, com transmissão ao vivo pelo SporTV2.

O Vôlei Taubaté é atual hexacampeão, tendo conquistado todos os seus títulos de forma consecutiva, de 2014 a 2019. Na história do Campeonato Paulista Masculino de Vôlei, que é disputado desde 1973, o Taubaté é quarto clube com mais conquistas estaduais.

Em busca do sétimo titulo consecutivo para a equipe, os atletas Mauricio Borges e Thales concederam entrevista, abordando sobre o começo da pré-temporada e a condição da equipe taubateana como favorita para mais um título paulista.

1- Como você tem se sentido nesse início de pré-temporada, após tantos meses parado?


2- Você já conseguiu retomar o ritmo também nos treinos técnicos, com bola?

3- O que você tem achado desse início de trabalho com o técnico Javier Weber?


4- Quais são as suas expectativas para o Campeonato Paulista 2020?
5- Como está o processo de entrosamento do novo elenco nesta pré-temporada?
6- Como vai ser a experiência para você de jogar sem torcida nesse início de temporada?

THALES

O líbero Thales, que vai para sua quarta temporada defendendo o EMS Taubaté Funvic, comenta sobre o começo da pré-temporada e vê equipe taubateana como favorita para mais um título paulista

O início da pré-temporada no EMS Taubaté Funvic tem sido de muito suor e ralação. O elenco renovado entrou na terceira semana de trabalhos e já visa a estreia no Campeonato Paulista Masculino de Vôlei 2020, dia 18 de setembro contra o Vedacit Guarulhos, no Abaeté.
Dentre os mais antigos do elenco, está o líbero Thales, de 31 anos, que renovou seu contrato e vai para sua quarta temporada vestindo a camisa taubateana.

“O sentimento é de felicidade. Fiz três boas temporadas aqui no Taubaté e fiquei muito feliz com a recepção da torcida e do povo taubateano. Minha família se adaptou muito bem à cidade, e me sinto em casa aqui. Vou com muita motivação para mais esta temporada defendendo essa camisa”, comentou Thales. Por conta da pandemia do COVID-19, todo o mundo esportivo foi afetado, e a realidade de ficar praticamente quatro meses sem treinar ou jogar foi uma novidade para atletas como Thales, acostumado às temporadas intensas no clube, intercaladas com viagens e competições no exterior com a Seleção Brasileira. “Esse longo tempo que nós ficamos
parados por causa da pandemia foi uma situação que nós não estávamos acostumados.”
, destacou.


Depois das férias forçadas, o retorno aos treinos tem sido de muito trabalho duro, com enfoque especial na recuperação e preparação física neste período curto de pré-temporada que o time está tendo este ano. Thales afirma estar se sentindo bem neste retorno.


“Temos treinado com bastante intensidade, buscando entender como o Weber quer o sistema de jogo e o trabalho tem sido muito bom. A pegada é forte, e precisa ser para nós estarmos devidamente preparados, já que a temporada será longa e bem desgastante.”, disse o líbero.
Thales afirma também estar feliz por finalmente poder voltar a treinar com bola, algo que também fez falta ao longo do período de isolamento em casa.

“Conseguimos recuperar bem rápido essa parte técnica, fundamentos e o contato com bola. Foi realmente muito tempo longe das quadras, mas pelo menos da minha parte, por conta de estarmos no voleibol há muito tempo, em uma ou duas semanas já retomei o ritmo técnico.”, afirmou o atleta.
Tricampeão Paulista com o EMS Taubaté Funvic, Thales também comentou que vê o time taubateano como favorito a mais um título estadual.

Minha expectativa para o Paulista é que, apesar de este ano ser uma competição menor e com formato bem curto, seja um campeonato difícil. Mas nós somos favoritos, temos que lidar bem com isso, e o estadual também servirá de preparação para o restante da temporada. Precisamos trabalhar bem para entrosar todo o grupo, já que temos várias peças novas no time. E entrosamento vem com os jogos, quanto mais nós jogarmos juntos, mais o time vai ganhando corpo para a sequência da temporada”.


Sobre essa busca pelo entrosamento dentro de quadra, Thales destaca que apesar da pré-temporada enxuta e do menor número de jogos no Campeonato Paulista, o fato dele conhecer a maioria dos reforços que chegaram ao Taubaté, ajuda muito.

“Como todo ano o time mantém uma base e chegam peças novas. Felizmente eu conheço a maioria dos atletas novos, por ter jogado junto na Seleção Brasileira e também em outros clubes. De qualquer forma, estamos há um bom tempo sem jogar juntos, então treinos e jogos serão o caminho para nós retomarmos essa intimidade dentro de quadra e acertar o entrosamento.”.

O Campeonato Paulista terá toda a sua realização sem a presença de público, por conta das restrições decorrentes da pandemia do COVID-19. Jogos sem torcida serão uma novidade na carreira de Thales, mas o líbero diz estar pronto para superar a falta do público.


“Eu nunca vivi essa experiência de jogar sem torcida, vai ser uma coisa nova. Mas espero que nós estejamos preparados para essa realidade. Principalmente aqui em Taubaté, onde a torcida é muito forte, sempre presente e nos apoiando muito. Infelizmente, vamos ter que nos acostumar. Tomara que logo os torcedores possam estar de volta aos ginásio, pois para nós esse apoio e energia positiva é fundamental”.


Elenco 2020/2021:
Ponteiros: Douglas Souza, Maurício Borges, João Rafael e João Franck.
Centrais: Lucão, Maurício Souza, Riad e Bruno Biella.
Levantadores: Rapha, Bruno Rezende e Fabiano.
Opostos: Felipe Roque e Gabriel Cândido.
Líberos: Thales e Vitor Yudi.

Comissão Técnica:
Técnico: Javier Weber
Assistente Técnico: Maurício Thomas
Supervisor/Assistente Técnico: Giuliano Ribas
Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi
Assistente de Preparação Física: Caetano José dos Santos
Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio
Fisioterapeuta 2: Maicon Douglas
Analista de Desempenho: Alexandre Leal
Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque
Auxiliar de quadra: José Carlos Vieira (Branco)
Auxiliar de treinamentos: Davidson Lampariello
Nutricionista: Daniela Squarcini
Administrativo: Rafael Oliveira
Fisiologista: Tiago Fukugauti
Gerente: Ricardo Navajas

Imagens: Rogério Antunes | MaxxSports / fotos: Renato Antunes / Maxx Sports Brasil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s