Zé Carlos, o lateral do Taubaté que brilhou na Vila Belmiro ao lado de Zito e Pelé

Zé Carlos tem em sua galeria os títulos de Bicampeão da Libertadores , Bicampeão Mundial,  Tricampeão  Paulistas e Campeão do Torneio Rio São Paulo em 1963

Nos anos de 1958 e 1959 e início do ano de 1960, o E. C. Taubaté contou com o bom futebol do mineiro de Lavras, o lateral esquerdo Zé Carlos, descoberto pelo técnico Aymoré Moreira jogando na cidade de Baependi MG.

 Pelo seu bom futebol, vestiu a camisa do E. C. Taubaté em 71 jogos, defendeu a Seleção Paulista campeã em 1959, dirigida por Aymoré Moreira e, em 1960 foi pescado pelo  Santos FC, onde permaneceu nos anos de 1960 a 1963, retornando em 1966.

Relembre algumas formações do E. C. Taubaté nos anos em que Zé Carlos vestiu a camisa azul e branca:

1958 – EC Taubaté: Ivan I; Rubens e Ananias, Orlando Maia, Zé Carlos e Ivan (Celso); Evaldo (Carlinhos), Mário, Gato, Osmar e Baduca

1959 – EC Taubaté: Henrique; Orlando Maia e Mexicano; Zé Américo, Ivan e Zé Carlos; Renatinho, Gardel, Anacleto, Taino e Walter Prado – Técnico: Aymoré Moreira

EC Taubaté: Rossi (Henrique); Orlando Maia e Mexicano; Zé Américo, Celso e Zé Carlos; Gardel, Renatinho, Stefano, Ivan e Evaldo (Manteiga) – Técnico: Rubens Peliciotti

Formação da Seleção Paulista em 1959 e 1960:

1959 – Seleção Paulista -: Gilmar; Ze Carlos, Olavo e Juths; Zito e Oreco; Dorval, Chinezinho, Coutinho, Bazzani (Pelé) e Pepe.-  Técnico: Aimoré Moreira

1960 – Seleção Paulista – Gilmar; Ze Carlos, Olavo e Juths; Lima e Oreco; Dorval, Coutinho, Plé (Bazzani 44′), Chinezinho e Pepe – Técnico: Aimoré Moreira.

Quando chegou a Taubaté, Zé Carlos tinha pela frente os craques  defensores, Orlando Maia e Ananias, além de Ivan, posições que ele não encontrava dificuldades para atuar.

Pelos registros que possuímos, a estreia de Zé Carlos com a camisa do E. C. Taubaté se deu em um amistoso, na cidade de Pindamonhangaba contra a AA Ferroviária, em 09.03.1958, quando substituiu Orlando Maia.

Naquele amistoso o E. C. Taubaté atuou com a seguinte formação:Basílio (Ivan I), Rubens (Mazzini) e Chico; (Ananias); Orlando Maia (Zé Carlos), Ivan e Zé Américo (Celso); Evaldo, Mário (Taino), Osmar (Gato), Baltazar e Baduca (Carlinhos)

Seu ultimo jogo com a camisa do Burro da Central foi em 27/12/1959 em partida contra o Jabaquara AC, no Campo do Bosque, válido pela 38ª rodada do campeonato.

No empate de 1 a 1 contra o Jabaquara, o E. C. Taubaté jogou com: Henrique; Orlando Maia, Zé Carlos e Hélio; Zé Américo e Celso; Renatinho, Stefano, Berto, Taino e Osmar – Técnico: Aymoré Moreira.

COBIÇADO PELO PEIXE

A história que se ouve é que o Peixe passou a namorar a contratação de Zé Carlos após o jogo entre E. C. Taubaté e Santos FC, no campo do Bosque em 05/10/58.

O E. C. Taubaté que havia perdido para o Peixe, jogando na Vila Belmiro no 1º turno, 3 a 0, tinha pela frente o time considerado imbatível, realizando campanha de campeão naquele ano de 1958, com Pelé em grande forma física e técnica.

Pois é, somado a tudo isso, o Santos vinha impondo goleadas em seus adversários, confira algumas delas antes do jogo em Taubaté:

16/07 – Santos 7 x 3 Jabaquara – Gols: Dorval [4], Pelé [2] e Ramiro; Vila Belmiro
23/07 – Santos 6 x 0 XV de Piracicaba – Gols: Pelé [4], Pepe e Pagão; Vila Belmiro
20/08 – Santos 4 x 0 Ponte Preta – Gols: Hélio, Dorval, Pelé e Pepe; Vila Belmiro
28/08 – Santos 5 x 2 XV de Jaú – Gols: Guerra [2], Pepe [2] e Pelé; Vila Belmiro
11/09 – Santos 10 x 0 Nacional – Gols: Pelé [4], Guerra [3], Dorval [2] e Urubatão; Vila Belmiro
17/09 – Santos 8 x 1 Guarani – Gols: Pagão [3], Pepe [2], Dorval, Jair Rosa Pinto e Pelé; Vila Belmiro
01/10 – Santos 8 x 1 Ypiranga – Gols: Pelé [5], Hélio [2] e Pepe; Vila Belmiro

Para enfrentar o super time no Campo do Bosque, Aymoré Moreira montou um esquema com objetivo de parar o poderoso ataque santista, utilizando Zé Carlos e Zé Américo como marcadores fixos entre o meio campo e o setor defensivo.

Resultado? O E. C. Taubaté parou o poderoso Santos FC, vencendo pelo placar de 3 a 2. Zé Carlos brilhou em campo ao lado de seus companheiros.

Confira os dados técnicos desse jogo:

EC Taubaté 3 x 2 Santos FC – Local: Campo do Bosque – 05/10/58

EC Taubaté: Rossi; Orlando Maia e Zé Carlos; Ivan, Celso e Ananias; Tek, Zé Américo, Gato, Mario e Evaldo – Técnico: Aymoré Moreira

Santos FC: Manga; Getúlio e Feijó; Ramiro, Zito e Urubatão; Hélio, Jair, Álvaro, Pelé e Pepe – Técnico: Lula.

Árbitro: Juan Brozzi (Argentina)

Gols: 1º Tempo – Zé Américo (T), Tek (T; 2º Tempo – Zé Américo (T), Hélio (S) 2 vezes.

No 1º turno Zé Carlos já chamou a atenção dos dirigentes do Santos, na partida realizada no Estádio Urbano Caldeira na vitória do Santos 3 a 0.

E o Santos FC não parou de golear. Os adversários seguintes é que pagaram o “pato” ou o “peixe”.

11/10 – Santos 3 x 0 Noroeste – Gols: Guerra [2] e Pepe; Vila Belmiro
15/10 – Santos 6 x 1 Portuguesa Santista – Gols: Pepe [3] e Pelé [3]; Vila Belmiro
19/10 – XV de Piracicaba 0 x 5 Santos – Gols: Pelé [2], Pagão, Pepe e Hélio; Roberto Gomes Pedrosa
22/10 – Santos 6 x 2 Jabaquara – Gols: Pelé [3], Pepe [2] e Pagão; Vila Belmiro
26/10 – Santos 4 x 0 Botafogo – Gols: Pelé [3] e Pagão; Vila Belmiro

NO SANTOS FC

Zé Carlos chegou no Santos no início de 1960 e tinha pela frente Dalmo e Feijó donos da posição, Mesmo assim participou de 45 jogos nesse primeiro ano.

NO SANTOS FC

O “patinho feio“, apelido que ganhou de Pelé, tem em sua galeria os títulos de Bicampeão da Libertadores , Bicampeão Mundial,  Tricampeão  Paulistas e Campeão do Torneio Rio São Paulo em 1963.

Sua estreia com a camisa do Santos foi no Pacaembu em 27/03/60 no empate sem abertura de contagem com a SE Palmeiras em jogo válido pelo torneio Rio – São Paulo.

Confira das escalações das equipes:

Santos FC: Lalá, Getúlio, Mauro e Zé Carlos; Zito e Formiga; Dorval, Mário, Ney, Coutinho (Tite) e Pepe – Técnico: Lula.

SE Palmeiras: Valdir, Djalma Santos, Valdemar Carabina e Geraldo Scotto; Zequinha e Dicão. Julinho, Valter Prado (Romeiro), Américo, Chinesinho e Cruz – Técnico: Oswaldo Brandão.

Em 1963, foi emprestado ao Jabaquara. Na Portuguesa Santista jogou em 65, retornando ao Santos FC em 66, onde, depois de completar 123 jogos com a camisa santista, Zé Carlos ganhou passe livre, se despedindo do time da Vila na vitória diante da Prudentina em 12/12/66, na Vila Belmiro pelo Campeonato Paulista.

Naquela oportunidade o Santos alinhou com: Cláudio; Zé Carlos, Modesto e Geraldino; Lima e Orlando; Amauri, Joel Camargo, Toninho, Dorval e Abel. Técnico: Lula

Em 1967 e 1968 defendeu o XV de Piracicaba onde conquistou o acesso à Primeira Divisão.

Retornou à equipe da Portuguesa Santista em 1968 onde encerrou sua carreira de profissional com apenas 30 ano, devido a uma contusão no joelho.

MOTORISTA DE ONIBUS

Aposentado como atleta profissional, Zé Carlos residindo na Baixada, passou a trabalhar como motorista de ônibus da CMTC de Santos.

Aos 69 anos o mineiro de tantos título, apresentando problemas na perna, já não conseguia mais andar. O Santos FC passou a dar apoio ao lateral oferecendo tratamento de fisioterapia no clube, inclusive transportando o atleta de sua residência ao clube e vice-versa.

Quando se preparava para receber uma prótese na perna, sofreu complicações nos rins, precisou realizar sessões de hemodiálise e, em 4 de junho de 2007 veio a falecer no Hospital da Beneficência Portuguesa de Santos, vitima de parada cardíaca.

José Carlos Silvério

nascido em 25 de março de 1938, em Lavras, Minas Gerais.

Fica aqui a homenagem a esse grande atleta que defendeu o nosso E. C. Taubaté e ao lado de Zito conquistou o mundo com o Santos FC.

Blog: moataubate.com / Moacir Santos

Fontes e Referências:
site/acervo: Ronaldo Silva e Gabriel Santana
Centro de Memória e Estatísticas do Santos FC;
Almanaque do Santos FC; Assophis,
Jornal “Mundo Esportivo”;

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s