O Vosso Escritório. Conheça um pouco da história desse time amador de Taubaté

Dias desses postei uma foto no face book que rendeu muitas curtidas.

A foto de um time fundado em 1965 que em seus seis anos de vida registrou momentos de alegria em vários gramados da nossa cidade e região.

Fui atrás de maiores informações e em um papo de verdadeiros boleiros com o amigo arquiteto Newton José da Silva, descobri alguns dados do time então chamado, Organização O Vosso Escritório FC, de propriedade do saudoso João Caetano tinha como endereço a Rua Sacramento nº 17 em Taubaté. Hoje o escritório com o nome Organização João Caetano, é dirigido pelas filhas Sonia e Teresinha, localizado na rua Cel . Gomes Nogueira, 411, Taubaté.

O escritório tinha até um clube formado pelos funcionários que contribuía com 50% das despesas e a outra parte era gentilmente bancada pelo João Caetano. Ele gostava e apoiava tanto o time que em dia de jogos, emprestava a kombi azul para transportar os jogadores. Ele também gostava de escalar o time. Era corneteiro, estava sempre dando “pitadas” na escalação e no desempenho dos atletas. Muitas Saudade”. recordou Newton.

O uniforme da equipe, cedido pela própria empresa levava o logo do famoso e confiável escritório de contabilidade. Eram dois jogos, um todo branco e outro todo vermelho, mas em alguns jogos também combinavam o calção branco com a camisa vermelha ou vice versa. “Pagávamos uma lavadeira, dona Neusa que morava no Monte Azul, hoje Edward Teixeira” recorda Newton.

Mando de Jogo

Como a grande maioria dos atletas da equipe residia no bairro do Chafariz, O Vosso Escritório FC  mandava seus jogos campo do Rodoviário. O Newton era o responsável pelo aluguel do campo e o Márcio Mancha o técnico e goleiro da equipe. No time vários jogadores com grau de parentesco, Newton, Márcio Mancha, Bino, Cícero e Bene.

O Satoshi que aparece também na foto, atualmente trabalha na secretaria do Esporte Clube Taubaté

“O Márcio Mancha era o goleiro mas gostava de jogar de central, então tinha jogo que ele arrumava alguém para jogar no gol e ele jogava na zaga”, lembrou Newton.

“Apesar de não ser formado por craques de bola, O Vosso Escritório nunca foi derrotado jogando no campo do Rodoviário” comentou  Newton com orgulho do importante feito . Mas também lembra que raramente venceram fora dos seus domínios.

No total foram 112 jogos entre os anos de 1965 e 1971, com 41 vitórias, 26 empates e 45 derrotas.

Os adversários eram os mais variados.  Equipes de Taubaté: Casa Manara, Covidro, Super Plá, Maristela, Nacional, Unidos, Marioto, Cataguá, Bépo, Sta.Luzia, Fortaleza, Di Angelis, Paiol, Remédios e Baracéia.

De Pindamonhangaba enfrentaram o São Paulinho, Corintinha, Cícero Prado, Marson e IR Instituto de Reeducação de Tremembé.

De São José dos Campos com: Kodak, Mafer, Lisboa, Santana além de Maestrino de Caçapava.

Passarinho e Central, equipes de São Luiz do Paraitinga, Golaço e Ponte de Redenção da Serra.

Goleada – 11 a 4

Newton também recorda a maior goleada sofrida:

“Foi em São José dos Campos contra a equipe da Kodak. Só que quando chegamos lá para jogar eles tinham reforçado a equipe com vários jogadores profissionais do São José.

Em 1971 a equipe mudou de nome, passando a ser chamada de CORMEQ FC. Permaneceram na nova equipe, Márcio Mancha, Luiz Tiliqüita, Bino, Cícero, Caio gordo, Newton, Satoshi, Benê. Chegaram novos: Luiz Santana, Zeca Santana, Ademir gol, Zé Acácio, Amaral, Tinho, Gilmar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s