Taubaté Vôlei vice-campeão da Copa Brasil

Em jogo muito equilibrado e com mais de 3 horas de duração, equipe taubateana busca empate de forma heroica, mas perde no Tie-Break e fica com o vice-campeonato do torneio

Jogando na noite desta sexta-feira (12/02), o EMS Taubaté Funvic acabou superado pelo Sada Cruzeiro (MG) na final da Copa Brasil Masculina de Vôlei 2021. Na decisão, disputada no CDV, em Saquarema (RJ), o time mineiro levou a melhor por 3 sets a 2 (parciais de 23×25, 29×31, 25×18, 29×27 e 13×15).
Em uma partida que teve 3h10 de duração, o Taubaté começou levando 2 sets a 0. A equipe fez uma partida de recuperação, superou o cansaço dos dois jogos que havia disputado na semana – ambos com cinco sets também – e buscou o empate, mas acabou derrotado por 15 a 13 num Tie-Break muito disputado.

O jogo: O técnico Javier Weber colocou em quadra a equipe inicial com Bruno Rezende, Felipe Roque, Lucão, Maurício Souza, João Rafael, Maurício Borges e Thales como líbero. Entraram ao longo da partida os ponteiros Douglas Souza e João Franck.

O primeiro set começou com o EMS Taubaté Funvic sacando muito bem, colocando pressão e dificultando a recepção do Sada Cruzeiro. O time mineiro manteve o jogo equilibrado com boas viradas de bola, mas o Taubaté se manteve à frente com pequena vantagem. O Sada Cruzeiro buscou o empate em 9 a 9 e a partir daí o placar seguiu ponto a ponto. O Taubaté manteve boa variação de saque e bom volume de jogo defensivo. O Sada também defendeu muito bem e se aproveitou das bolas de contra-ataque. Errando menos nos momentos decisivos, os mineiros fecharam em 25 a 23, em 33 minutos.

O segundo set começou com o EMS Taubaté Funvoc melhor em quadra. Sacando forçado com muita agressividade, o Taubaté forçou mais erros do adversário e conseguiu boas sequências defensivas, abrindo vantagem no placar e chegando a ter 5 pontos de frente. O Sada cresceu no sistema defesa/bloqueio e nas bolas de contra-ataque conseguiu equilibrar novamente a partida. O jogo seguiu ponto a ponto até o final do set. O Taubaté manteve boa efetividade nas viradas de bola e no saque. O Sada manteve o bom volume defensivo e errou pouco, fechando em 31 a 29, em 40 minutos.

O terceiro set teve o EMS Taubaté Funvic melhor desde o começo. O Time voltou a crescer no sistema defesa/bloqueio e fez pontos importantes nos contra-ataques. O saque agressivo fez efeito e o Sada não conseguiu repetir o bom jogo dos dois primeiros
sets. Com boa efetividade de ataque e no bloqueio, o EMS Taubaté Funvic fechou em 25 a 18, em 26 minutos.

O quarto set teve como tônica novamente o equilíbrio. Pelo EMS Taubaté Funvic, o nome do set foi Douglas Souza, que já vinha fazendo uma ótima partida e foi decisivo em várias bolas. O Sada Cruzeiro manteve o jogo parelho com boa efetividade defensiva e virando bolas de contra-ataque. O Taubaté conseguiu abrir pequena vantagem a partir do vigésimo ponto, mas o Sada buscou o empate e levou a decisão para os momentos finais.
Após quatro match points para o Sada, o Taubaté virou com exibição memorável de Douglas Souza e fechou em 29 a 27, empatando a partida.

O quinto e decisivo set começou bem nervoso, com o Taubaté variando mais o saque. O Sada Cruzeiro manteve o saque forçado, colocando pressão sobre a recepção taubateana. O Taubaté seguiu usando bem os ponteiros Douglas e Maurício Borges como bolas de segurança. O jogo seguiu ponto a ponto, quando o placar marcava 8 a 7 para o Sada houve uma bola atacada para fora do time mineiro, com ponto marcado pro Taubaté. A equipe do Sada pediu desafio e após muita demora o ponto foi confirmado.
O jogo seguiu tenso e com muita reclamação dos dois lados, e o Sada abriu pequena vantagem. O Taubaté não se entregou e chegou a salvar dois match points do adversário. Mas o time mineiro fechou em 15 a 13, e venceu o jogo por 3 sets a 2 e conquistou seu sexto título da Copa Brasil.

A partida teve duração total de 3h10.

Próximo jogo: O EMS Taubaté Funvic volta a jogar no próximo sábado, 20/02, quando visitará o SESI-SP, pela 19ª rodada da Superliga Banco do Brasil Masculina de Vôlei.

TODOS OS CAMPEÕES DA COPA BRASIL MASCULINA DE VÔLEI:
2007 – Cimed EC (SC), em Joinville (SC)
2014 – Sada Cruzeiro (MG), em Maringá (PR)
2015 – EMS Taubaté Funvic (SP), em Campinas (SP)
2016 – Sada Cruzeiro (MG), em Campinas (SP)
2017 – EMS Taubaté Funvic (SP), em Campinas (SP)
2018 – Sada Cruzeiro (MG), em São Paulo (SP)
2019 – Sada Cruzeiro (MG), em Lages (SC)
2020 – Sada Cruzeiro (MG), em Jaraguá do Sul (SC)
2021 – Sada Cruzeiro (MG), em Saquarema (RJ)

COPA BRASIL MASCULINA DE VÔLEI 2021
Final / Jogo Único
EMS Taubaté Funvic 2×3 Sada Cruzeiro (MG)
Data: 12/02/2021 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Local: CBV – Centro de Desenvolvimento de Voleibol (Saquarema-RJ)
Transmissão: SporTV 2

Elenco 2020/2021:
Ponteiros: Douglas Souza, Maurício Borges, João Rafael e João Franck.
Centrais: Lucão, Maurício Souza, Riad e Bruno Biella.
Levantadores: Rapha, Bruno Rezende e Fabiano.
Opostos: Felipe Roque e Gabriel Cândido.
Líberos: Thales e Vitor Yudi.

Comissão Técnica:
Técnico: Javier Weber
Assistente Técnico: Maurício Thomas
Supervisor/Assistente Técnico: Giuliano Ribas
Preparador Físico: Renato Sérgio Bacchi
Assistente de Preparação Física: Caetano José dos Santos
Fisioterapeuta: Miguel Ambrósio
Fisioterapeuta 2: Maicon Douglas
Analista de Desempenho: Alexandre Leal
Massoterapeuta: Kleeva Albuquerque
Auxiliar de quadra: José Carlos Vieira (Branco)
Nutricionista: Daniela Squarcini
Administrativo: Rafael Oliveira
Fisiologista: Tiago Fukugauti
Gerente: Ricardo Navajas
Diretor Executivo: Claudio Brazão


fotos: William Lucas / Inovafoto / CBV

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s