58 anos do GE Farrapos é comemorado com almoço de craques

Amigos e ex-atletas do GE Farrapos realizaram mais um encontro, que já virou tradição

Os amantes do GE Farrapos promoveram mais um encontro nesta terça-feira (26) com um almoço e muita resenha. Esse encontro tem acontecido religiosamente nos últimos anos e já virou tradição.

O assunto principal é o GE Farrapos, mas sempre alguém registra algum fato raro na história desse amado time de futebol.

Pelas fotos pode se perceber o grau de felicidade de todos. O ambiente cheira futebol mas futebol de primeira.

Afinal é um verdadeiro desfile de craques da bola.

UM POUCO DA HISTORIA DO GE FARRAPOS

GE Farrapos, AE Vila São Geraldo, River FC, Camep, Batalhão, EC Quiririm, alguns desses times formados por verdadeiros craques de bola.

Hoje aqui vamos dar destaque a esse Grêmio Esportivo Farrapos, que conforme muito bem explica o amigo Mario Celso pereira de Castilho (Martha Rocha) em seu livro FUTSAL Elos Esportivos e Sociais, o Farrapos foi fundado por atletas amigos que praticavam futsal no TCC – Taubaté Country Club. Não tinha sede própria, e mandava seus jogos e inúmeros campos da cidade como EC Quiririm, Grêmio Juta Fabril, hoje Estádio Geraldo de Lima Franco na Vila São Geraldo, União Operário na Estiva tendo que alugar essas praças de esportes em dia de jogos.

“Por ser exemplo marcante de uma agremiação de futebol, fundada por jogadores de futsal e pela grandeza esportiva que representou no futebol amador da cidade por suas conquistas, torna-se importante relatar aspectos da estrutura administrativa, bastante sui generis, do Grêmio Esportivo Farrapos que foi uma das principais equipes do futebol amador de Taubaté nas décadas de 60 e 70”.

Além do próprio Mario Celso, outros participaram da fundação dessa tradicional equipe de futebol. Celinho Cembranelli, José Adilson “Michela”, João Estéfano, Mirandinha, João Senne, Pompeia,Kaiser, Frederico Testa, José Carlos 21, José Andreucci, todos praticante do futsal no TCC. Outros também participaram dessa fundação mas vindo do futebol de campo, como William Beny B. Tele Alves, os irmãos Achiles e Jonhnny Gigli, laert, Carlos Leoni, Adhamar, Mazzanti Camilher, Fuad, Aparício, Jacks Morgado, Elizeu, Djalma “Big-Big”, conforme o próprio Martha Rocha relata em seu livro.

Fundado em 14 de fevereiro de 1963, os próprios jogadores eram os dirigentes e cada um contribuía com um valor mensal para cobrir as despesas da equipe que a principio, foi fundada para disputar jogos amistosos, mas no ano seguinte se filiou na LMFT passando a disputar os campeonatos amadores oficiais.

 Desde sua fundação todos das precárias condições financeiras e de iniciou chegaram a pensar no nome do time como Trapo FC, mas no final o nome escolhido foi GE Farrapos, que também deixava caracterizada a situação econômica e financeira da nova agremiação.

Lema da equipe: “Esporte e Amizade”, registra Mario Celso em outro trecho de seu livro.

A verdade é que grandes craques vestiram a camisa do Farrapos e por isso não podia faltar conquistas importantes. Foi o primeiro time amador a projetar o nome da cidade  no estado de São Paulo quando, em  1964, depois de conquistar o titulo de campeão da Liga Municipal de Taubaté, na faze regional eliminou a AA Ferroviária de Pindamonhangaba, o EC Joana D’Arc de Lorena e o CA Bragantino de Bragança Paulista, passando para a fase  quartas de finais do campeonato estadual. Nessa fase, não conseguiu passar pelo então MAF que, na época,  era time semi profissional da cidade de Piracicaba.

 Algumas importantes conquistas do GE Farrapos:

Campeão da Liga Municipal de Futebol de Taubaté em 1964;

4º colocado no Campeonato Amador do Estado de São Paulo;

Tetracampeão do torneio Renato Braga da LMFT em 1964, 1966, 1967 e 1968.

Durante as décadas de 60 e 70 outros craques desfilaram nos gramados vestindo a tradicional camisa vermelha e branca, inclusive ex-atletas profissionais do E.C. Taubaté, como Rubens Peliciotte, Sylvio, Gustavo Henrique Schalch, Ivan da Silva Cunha.

Não menos importantes, Milton Géia, Zeno, Lúcio, Pedrão, Tiãozinho,  Ivan dos Anjos, Cachimbo, Moacir, Jéferson, Barroso, Bebeto, Adauto,  Manoel Damasceno, Liminha, Maristela, Ivan Currila, Brandão, Itamar, Braz, Rui Ladeira, Jordan, Ponta, João Botuca, Odair Machado, Antonio Carlos Lopes, Armandinho, Luiz Antonio Scalopes, Carlito, Tau, Silvio Espigão, Zé Vicente, Caio Gordo, Wilson Bozzi, Orlandinho Prado, Ulysses Jr, Mauricio Polar, Joel, Cláudio, Duza, Ilton Madia, além do técnico Gino Consorte, descreve Martha Rocha em seu livro.

O GE Farrapos manteve suas atividades esportivas até 1970.

A RETOMADA

Em 1974 um grupo que jogava partidas amistosas aos sábado pela equipe do Apolo Disfran, resolveu disputar o campeonato amador da cidade, mas consultando a Liga Municipal, foram informados que teriam que iniciar na terceira divisão. Como a equipe do Farrapos mesmo sem atividades continuava filiada à Liga, surgiu a ideia de disputar com o nome do Farrapos e assim foi feito entre 1974 e 1975. Alguns craques que foram de suma importância para o ressurgimento da tradicional equipe do Farrapos, Nelson Coelho, Reinaldo Carrneiro Bastos, Maurício Carneiro Bastos. Defenderam o Farrapos nessa segunda fase: Ricardo Righi, Paulo Ernesto, André Sierra, Beto Drumond, Paulinho Bianchi, Giru, Ayrton Cavazzi, Renato Darinta, Paulinho Tauil, Mauricio Rico, Noel Garcez, Ne Canineo, Patau, Tico e outros. O presidente nessa época foi o Martha Rocha que autorizou os esportistas acima mencionados a retomar as atividades da equipe.

Algumas fotos dos encontros anuais promovidos pelos amantes do GE Farrapos

ENCONTRO REALIZADO NESTA TERÇA-FEIRA, DIA 26/10

EM COMEMORAÇÃO AOS 58 ANOS DO GE FARRAPOS.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s