PARATLETISMO DE TAUBATÉ CONQUISTA 10 MEDALHAS NO CIRCUITO LOTERIAS CAIXA

Todos os oito competidores do Programa Esporte Para Todos subiram ao pódio em suas respectivas provas e trouxeram ótimos resultados da 1ª Etapa Nacional do principal circuito de Atletismo Paralímpico do Brasil

A equipe do Programa Esporte Para Todos, da Prefeitura de Taubaté (SP), disputou neste fim de semana – 12 e 13 de março –  a 1ª Etapa Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa, promovido pelo Comitê Paralímpico Brasileiro. Este é o principal circuito de meetings de paratletismo do Brasil.

E para abrir o calendário de competições nacionais, o time de Taubaté fez bonito e voltou de São Paulo com um saldo mais do que positivo. Todos os paratletas da equipe subiram ao pódio em suas respectivas provas, e o Programa Esporte Para Todos trouxe um total de 10 medalhas – 6 de ouro, 3 de prata e uma de bronze.

Nas provas de lançamentos, o destaque ficou para Alessandro da Silva, na classe F11, para deficientes visuais. O atual Bicampeão Paralímpico e Mundial no Lançamento de Disco não decepcionou e dominou a prova que é sua especialidade. Com a marca de 44,21m, Alessandro foi Ouro, e já assume a liderança do Ranking Mundial da prova nesta classe.

O paratleta também disputou o Arremesso de Peso, onde também foi soberano, e confirmando o favoritismo foi medalha de Ouro com a marca de 13,72m. A marca também dá a ele a liderança do Ranking Mundial nesta prova na classe F11.

Nas pistas, outro destaque que trouxe duas medalhas foi o meio-fundista João Victor Frediani. Com apenas 18 anos, João não se intimidou e foi muito bem nos 1500m rasos pela manhã. Fez uma prova consistente, brigou metro a metro com seus adversários e na última volta se consolidou na liderança e venceu com o tempo de 04min11s78, muito próximo do seu melhor tempo da vida. A marca coloca João na vice-liderança do Ranking Mundial nesta distância para a classe T20.

João disputou ainda no sábado, mas no período da tarde, os 800m rasos. Já desgastado pela prova da manhã, ele lutou mas não conseguiu desempenhar um tempo tão bom nesta distância. Mesmo assim conseguiu a medalha de Prata com a marca de 02min10s25.

Para André Rocha, coordenador de Alto Rendimento do Programa Esporte Para Todos, foi um fim de semana muito bom para a equipe de Taubaté. “Os resultados dos nossos atletas nessa primeira etapa nacional do Circuito Loterias Caixa atesta que nosso planejamento e execução da preparação de todo o pessoal está no caminho certo. Tão ou mais importante que as medalhas, são as marcas que cada um obteve em sua prova, e isso demonstra que os atletas ainda atingirão marcas ainda melhores. Estão todos de parabéns, e seguiremos dando total suporte para que o Atletismo Paralímpico de Taubaté siga como referência entre os clubes do Brasil”, destacou.

Danilo Zaina – 100m rasos com Petra

Todos os resultados dos Atletas de Taubaté na 1ª Etapa Nacional do Circuito Loterias Caixa de Paratletismo:

Lançamento de Disco masculino (F11)

Alessandro da Silva – 1º colocado 44,21m

Arremesso de Peso masculino (F11)
Alessandro da Silva – 1º colocado 13,72m
Tiago Soares – 3º colocado 10,22m

400m rasos masculino (T38)
Aislan da Silva – 2º colocado 01min00s55

1500m rasos feminino (T12)
Edneusa Dorta – 1ª colocada 05min26s34

1500m rasos masculino (T20)
João Victor Frediani (T20) – 1º colocado 04min11s78

800m rasos masculino (T20)
João Victor Frediani – 2º colocado 02min10s25

Salto em Distância masculino (T38)
Kaian Silva – 1º colocado 5,13m

Salto em Distância masculino (T47)
Michel Gustavo – 2º colocado 6,58m

100m rasos com Petra (RR1)
Danilo Zaina – 1º colocado 43s60

Resultados coletivos: Além do ótimo saldo de 10 medalhas, a equipe do Programa Esporte Para Todos conquistou outras importantes marcas nesta competição. O time taubateano ficou na 4ª colocação geral entre os clubes.

O atleta Alessandro da Silva obteve o melhor índice técnico de toda a competição. Esse índice técnico representa que a marca obtida pelo atleta, foi a mais próxima do Recorde Mundial da prova em que ele competiu. No caso do taubateano, foi no Lançamento de Disco F11.

O técnico Diego Cascardo recebeu o prêmio de 2º melhor Treinador de toda a competição.

Sobre o Circuito Loterias Caixa: O Circuito Loterias Caixa é idealizado e organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro desde 2005. Na 1ª Etapa Nacional um total de 230 atletas competiram. O Circuito terá sua segunda etapa nacional em 18 e 19 de junho, novamente em São Paulo.

Próxima competição: A equipe de Atletismo do Programa Esporte Para Todos volta a competir no mês de maio, na disputa do Campeonato Brasileiro de Paratletismo. A competição, também promovida pelo CPB, vai acontecer de 05 a 07 de maio, em São Paulo, no Centro de Treinamento Paralímpico.

——

Sobre o Programa Esporte Para Todos: O Programa Esporte Para Todos é o projeto que congrega toda a prática esportiva destinada à pessoas com deficiência em Taubaté. O programa tem como principal mantenedor a Prefeitura de Taubaté, por meio da Secretaria de Esportes Lazer e Qualidade de Vida, sendo hoje uma das equipes com melhor estrutura em todo o Brasil.

A equipe do Programa Esporte Para Todos conta com equipe de alto rendimento, e atendimento social e prática esportiva para pessoas com deficiência. As modalidades que fazem parte do Esporte Para Todos são: Atletismo, Natação, Halterofilismo, Bocha, Basquete em Cadeira de Rodas, Tênis de Mesa, Goalball, Thriatlon, Ciclismo, Badminton e Tiro Esportivo.

fotos: Divulgação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s